A ponte invertida que se tornou um “rolê” amado por turistas em Guaratuba, cidade paranaense próxima à divisa com Santa Catarina, foi construída a pedido da Petrobras, em um acordo com moradores. O rio São João, que passa sobre a ponte, corta diversas propriedades particulares que, inclusive, se preparam para receber os visitantes em dias de calor.

Continua depois da publicidade

Apesar da confusão comum entre os viajantes, a ponte fica no território do Paraná, a aproximadamente 300 metros da divisa oficial com o território catarinense, em Garuva. A estrutura foi construída em 2009, pela Petrobras, que buscava um acesso facilitado para o tráfego de veículos e trabalhadores até dutos do outro lado do rio.

Confira fotos da ponte invertida entre Guaratuba e Garuva

Ana Paula Kempinsky é filha de um dos moradores da região. Ao NSC Total, ela conta que ainda lembra quando um engenheiro pediu a autorização para a execução do projeto dentro da propriedade particular.

— Eles estavam na casa do meu pai, alugada na época, e acabaram fazendo amizade. O engenheiro Élio, eu conheço ele muito bem, pediu permissão para o meu pai — afirma.

Desde 1985, décadas antes da construção da atual ponte, eram colocados blocos de concreto para a travessia da própria população, mas o material acabava sendo arrastado pela força da correnteza, segundo moradores mais antigos da região.

Continua depois da publicidade

Turistas buscam a ponte invertida como opção de lazer no calor

Para quem busca fugir do intenso movimento das praias durante a alta temporada, os rios da região ganham protagonismo. Na ponte, que fica muito próxima ao Estado, os catarinenses encontram um combo de boas opções de lazer.

— O acesso é bem fácil e a estrutura é boa, chegando você já vê a placas sinalizando que é uma propriedade privada e como funciona caso queira ficar. Tem quiosques de frente pro rio que você pode alugar para fazer churrasco e lanches, pousada, lanchonete, banheiro para quem alugou quiosque — destacou Bruno Carlesse ao NSC Total, fotógrafo, embaixador na Grande Reserva Mata Atlântica e condutor de turismo nas unidades de conservação de Guaratuba há cerca de quatro meses.

Em um cenário digno de filme, o rio de águas cristalinas encanta os banhistas, que ainda aproveitam  a paisagem de morros no horizonte. A moradora Ana Paula conta que apesar da procura ser mais alta durante o verão, o espaço recebe visitantes ao longo do ano todo.

— A questão do turismo de época é igual à praia. Começa todo final de semana que está calor. Dia de semana é tranquilo, mas agora, de dezembro até o carnaval é bem movimentado, quase todo dia, mas domingo é o auge. […] A gente brinca que é uma praia de rio doce, porque o movimento é muito grande — destaca.

Continua depois da publicidade

Estrutura fica dentro de terrenos particulares

Apesar de ser reconhecido por turistas como um ponto turístico, a ponte invertida precisa ser usufruída com orientações, principalmente porque os terrenos cortados pelo rio São João são espaços privados. 

— Ali é uma área rural, não é igual cidade, que tem parques que você pode entrar e fazer o que quiser. E nem em cidade grande você faz o que você quiser, tem regras, tem restrições. […] O rio é público, mas o terreno não é — enfatiza a moradora.

Por isso, quem busca lazer no local precisa estar atento à organização de seus itens e consciência sobre conviver em um local que funciona com regras de um proprietário, alerta Ana Paula. Além disso, o cuidado deve ser redobrado pelos motoristas que tentam fazer a travessia da ponte.

— O ideal é ir quando não choveu no dia anterior e também não tem previsão de chuva para toda região no dia do passeio, pois o nível do rio pode subir e as águas se tornarem violentas — orienta Bruno.

Continua depois da publicidade

Opções de lazer a partir de locação

Como uma forma de inovar e conseguir produzir uma fonte de renda extra, já que a alta procura leva muitas pessoas até as propriedades particulares, os moradores oferecem estruturas disponíveis para locação no local. Confira abaixo algumas opções:

  • Quiosques;
  • Banheiros;
  • Campo de futebol e voleibol,
  • Parquinho infantil;
  • Pousada.

Segundo Ana Paula, os valores variam. A diária dos quisoques com cobertura custa R$ 90, enquanto o valor para as estruturas sem cobertura é de R$ 70. Não há reserva, a locação acontece somente por ordem de chegada.

Além disso, a locação dá direito a utilização dos banheiros, campo de futebol, campo de vôlei e ao parquinho infantil.

Como chegar até a ponte invertida 

O acesso para chegar ao local é feito pela BR-376, no sentido Curitiba. Antes do pedágio de Garuva, o turista deve acessar a Estrada Colonial Otto Roeder, localizada à direita da rodovia federal. A ponte invertida fica no bairro Pedra Branca do Araraquara, em Guaratuba

Continua depois da publicidade

— Muitos acham que Guaratuba é só praia, mas é muito mais do que isso, tem opções turísticas que agradam a todos, desde banhos de rio, cachoeira, mar, trilhas pela mata atlântica, avistamento de aves como os Guarás, cultura e história da cidade que é uma das mais antigas do Paraná, fora toda beleza natural do lugar — destaca o condutor turístico.

Veja o vídeo de curiosidades sobre a ponte

*Sob supervisão de Leandro Ferreira