A Ponte Santa Catarina, que liga os bairros Itoupava Norte e Salto do Norte, começou a ser reformada e também vai passar por ampliação. Embora ainda não seja possível ver os trabalhos na parte de cima da estrutura, já há equipes atuando na base, fazendo escavações para novas fundações.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A obra integra a primeira etapa do Corredor Norte de Blumenau, que compreende também a reurbanização de um trecho da Rua Dois de Setembro — da ponte até o Terminal do Aterro. O investimento é de R$ 14,2 milhões, fruto de um financiamento da prefeitura junto ao Fonplata.
A estrutura, que fica perto do terminal, é conhecida pela trepidação que se sente ao passar sobre ela, especialmente com o vaivém de veículos mais pesados. Para pedestres e ciclistas, a sensação de insegurança é ainda maior. As placas de concreto que formam a calçada se afastaram por conta da movimentação de caminhões e pedaços de madeira improvisam um reforço à proteção da ponte.
Continua depois da publicidade
Em 2018, uma reportagem do Santa mostrou também que as bases sofriam infiltrações. À época, o engenheiro Evandro Luiz Schüler analisou toda a situação e afirmou que a ponte sofria riscos:
– Não existe mais a junta elástica entre os vãos da ponte. Podemos verificar até um deslocamento da estrutura, ela precisa de um tratamento especial. Se não houver uma recuperação com o passar do tempo ela vai se degradando cada vez mais, podendo entrar em colapso – pontuou.
A previsão da Secretaria Municipal de Obras é iniciar, partir de terça-feira (18), a implantação de estacas raiz, com a perfuração de solo. Em virtude deste serviço, a Rua 5 de Outubro vai ficar interditada ao trânsito por um período de aproximadamente 15 dias. O fluxo será liberado para veículos apenas à noite.
A previsão é terminar o serviço em junho do próximo ano. Assim, a estrutura terá faixa para ônibus, ciclovia e passagem para pedestres dos dois lados.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Trilha, mirante e paisagem exuberante: como é o novo parque queridinho em praia de SC
 
				 
                                     
                            
                            




