Comunitária, a Unesc está presente nos mais variados segmentos, contribuindo com todas as cidades do Sul catarinense. E não poderia ser diferente no esporte. É por acreditar que ele transforma vidas, que a Universidade o tem como uma de suas bandeiras.
Continua depois da publicidade
Por meio de grandes parcerias, a Instituição possibilita a inclusão, o desenvolvimento pessoal e oportunidades em diferentes níveis. Entre as ações, estão os projetos desenvolvidos em conjunto com o Criciúma Esporte Clube, tanto nas categorias de base, como na equipe profissional, envolvendo atletas dos times femininos e masculinos; Projeto Tigrinhos; incentivo ao voleibol feminino por meio da Sociedade Esportiva e Recreativa Mampituba; além do apoio tradicional ao projeto Anjos do Futsal; Escolinha de Karatê; entre tantos outros exemplos de ações que evidenciam o papel comunitário da Universidade.
— A Unesc, dentro da sua missão e do seu planejamento de desenvolvimento, definiu algumas bandeiras, entre as quais está o apoio ao esporte como forma de associar a formação acadêmica de excelência que possuímos à contribuição social que a Universidade deve oferecer. Os reflexos disso podemos ver em dezenas de exemplos de atletas que tiveram oportunidades de vida por meio da Universidade — destaca a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
Ao lado do Criciúma E.C.
A Unesc é uma gigante e, por isso, não poderia deixar de estar ao lado de outro gigante que leva o nome da região a todo o país: o Criciúma Esporte Clube. A parceria possibilita ao clube toda a expertise universitária na área da saúde, colocando à disposição serviços nas áreas de odontologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, educação física, medicina, entre outros.

Além de profissionais capacitados no esporte e formação pessoal, as categorias de base e o futebol feminino também são beneficiados com espaços da Instituição para formação dos jovens atletas. Em contrapartida, os acadêmicos possuem oportunidades de estágio no clube.
Continua depois da publicidade
Projeto Tigrinhos
O Brasil é o país do futebol e entre os sonhos da garotada está jogar profissionalmente. Entrar em um estádio lotado, balançar as redes e ter o seu nome entoado por uma torcida apaixonada. Para os pequenos do Sul do estado esta vontade ganha fôlego por meio de mais uma parceria entre a Unesc e o Criciúma E.C. para a realização do “Projeto Tigrinhos – Aqui Começa um Sonho”.
A iniciativa começou em 2010, por meio do Programa 2° Tempo, do Governo Federal, com a intenção de democratizar o acesso à prática e a cultura do esporte, promovendo o desenvolvimento dos jovens. Meses depois ele ganhou essa nomenclatura, por meio do Criciúma, Unesc e as prefeituras do Sul de Santa Catarina, atendendo assim, crianças e adolescentes entre sete e 14 anos. O projeto é uma ação tripartite que envolve, além da Unesc, e do Criciúma, os municípios.
Voleibol feminino em parceria com o Mampituba
E não é só no futebol que a Unesc possui parceria. A Universidade também está junto ao voleibol, em parceria com a Sociedade Recreativa Mampituba, que teve um 2022 de ouro, com diversas conquistas. Resultados que colocaram o time em destaque, como por exemplo, na categoria Sub-19, time que figura como sexto melhor do país. Ainda em 2022, as meninas do Sub-20 foram campeãs brasileiras na competição referente à temporada de 2021.

A Unesc é parceira do projeto e atualmente disponibiliza 23 bolsas de estudos, sendo 13 para a graduação e 10 para o Colégio Unesc, além de serviços vinculados aos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, entre outros.
Continua depois da publicidade
A reitora Luciane Bisognin Ceretta ressalta que é motivo de orgulho para a Universidade estar junto ao Mampituba e aos outros apoiadores neste projeto vencedor. — O vôlei do Mampituba é mais um exemplo da participação da nossa Instituição, comprometida com as bandeiras da região, de caráter comunitário e que contribui com a sociedade nos mais diversos segmentos. Muito nos orgulha ver estas meninas conquistarem tantos títulos e levarem o nome de nossa cidade e região para todo o país — relata.
Para a atleta e futura engenheira civil Eduarda Dias Machado, a oportunidade que a Unesc oferece é de grande valia. — É muito importante esse vínculo da Universidade incentivando a prática esportiva. O esporte nos ajuda a ingressar em um curso superior e esse apoio é uma segurança para o nosso futuro. Estamos sempre nas competições divulgando e levando para todo o Brasil a marca da nossa Universidade Comunitária — ressalta.
Projeto Anjos do Futsal
O Projeto Anjos do Futsal incentiva a prática esportiva e transforma a vida de muitas crianças desde 2001. Com apoio contínuo da Unesc, a iniciativa conta com cerca de 1,2 mil crianças de 9 a 11 anos de idade, em 25 núcleos distribuídos em 22 cidades da Amrec, Amesc e Amurel, sendo que uma destas escolinhas está sediada na própria Universidade.
A parceria gera frutos que vão muito além do excelente desempenho esportivo, passando por conceitos de disciplina, dedicação, companheirismo, entre muitos outros conceitos aplicados no dia a dia no projeto. — O esporte é transformador e promovê-lo desde cedo é muito importante para a formação de cidadãos melhores. A Unesc, que é parceira de diversas iniciativas, não poderia deixar de estar junto a um projeto tão significativo e importante como é o Anjos do Futsal — fala a reitora.
Continua depois da publicidade
Para 2023, a intenção é ampliar para 26 a quantidade de núcleos em toda a região. Todos os anos, os pequenos atletas recebem uniforme completo para realizar as atividades promovidas pelo projeto. Além disso, os técnicos participantes recebem capacitação com um profissional de renome nacional.
Os municípios que recebem o Anjos do Futsal são Balneário Arroio do Silva, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Ermo, Içara, Jacinto Machado, Jaguaruna, Lauro Müller, Maracajá, Meleiro, Morro da Fumaça, Orleans, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, São Ludgero, Sombrio, Treviso, Turvo e Urussanga.
Karatê
O karatê é outra modalidade promovida pela Unesc, por meio do curso de Educação Física e Setor de Esportes da Universidade. A Instituição conta com uma Escolinha de Karatê que atende alunos e alunas do Colégio Unesc e também da comunidade externa, sendo ainda um campo de estágio para os acadêmicos do curso de Educação Física.
A Unesc ainda conta com as karatecas multicampeãs Sabrina Pereira, Carolaini Pereira e Tayane Teixeira, que representam a Universidade em diversas competições nacionais e internacionais.
Continua depois da publicidade
Essas são algumas das dezenas de iniciativas da Universidade que impactam direta e indiretamente toda a comunidade do Sul de Santa Catarina. São vidas transformadas.
Atenta ao cenário e parceria do esporte mundial
Ligada não só à realidade regional, a Unesc está atenta ao cenário global no que diz respeito à educação e ao esporte. Prova disso é a parceria recente com a prefeitura de Criciúma para o evento de abertura do calendário brasileiro de skate de 2023, o STU National.
Ainda neste início de ano a Universidade, já em janeiro, mostrou a força da sua marca no Desafio Unesc de Beach Tennis, evento que reuniu atletas de quatro categorias em dois dias de um grande evento nas areias do Balneário Rincão. A ação que abriu as comemorações dos 55 anos da Unesc não poderia ter sido melhor.
Realizado nos dias 27 e 28 de janeiro, o encontro ofereceu muito mais que medalhas, premiação em dinheiro, bolsas de estudo de pós-graduação e idiomas e brindes. Quem passou pela grande estrutura montada pela Universidade nas proximidades do Container Food Park, desfrutou do presente da Unesc: um evento à altura da excelência da Instituição com um clima de confraternização com a presença de famílias inteiras.
Continua depois da publicidade
A avaliação foi senso comum entre os atletas, encantados com a estrutura e organização do evento. — Sendo uma promoção da Unesc, já imaginávamos que seria muito bom, mas o que encontramos foi ainda melhor — destacou a atleta e professora da modalidade, Patrícia Vargas, egressa do curso de Educação Física da Unesc.
Acesse o site da Unesc e saiba mais.
Leia também
Maior imobiliária de aluguel de Florianópolis reforça parceria com imobiliária que atua com vendas