A romancista irlandesa Sally Rooney, autora de livros como Pessoas Normais e Intermezzo, pode ser presa sob a Lei do Terrorismo. A especulação começou após a autora dizer que pretende usar os lucros de seu trabalho para apoiar a Ação Palestina que foi proibida como organização terrorista no Reino Unido no mês passado. O alerta de que a autora pode ser presa foi feito por um especialista jurídico, em entrevista ao The Guardian.
Continua depois da publicidade
O especialista jurídico também disse que a escritora de best-sellers poderia ser processada se expressasse suas opiniões sobre o assunto, por exemplo, em um festival literário do Reino Unido, ressaltando a “grande desproporcionalidade” da proibição.
O primeiro-ministro do Reino Unido se manifestou dizendo que apoiar o grupo era uma ofensa segundo a lei, depois que Rooney fez sua promessa.
Em resposta à autora, o porta-voz do primeiro-ministro disse que havia “uma diferença entre demonstrar apoio a uma organização proibida, o que é uma ofensa segundo a Lei do Terrorismo, e um protesto legítimo em apoio a uma causa”, de acordo com a Press Association.
Continua depois da publicidade
Questionado sobre qual mensagem o primeiro-ministro daria às pessoas que considerassem doar dinheiro para a Ação Palestina, o porta-voz disse: — Apoiar uma organização proibida é uma ofensa segundo a Lei do Terrorismo e, obviamente, a polícia, como estabelecido, implementará a lei conforme esperado.
Mais de 700 pessoas foram presas sob a Lei do Terrorismo em relação ao grupo desde que ele foi proibido no início de julho.
A declaração de Sally Rooney
— Meus livros, pelo menos por enquanto, ainda são publicados na Grã-Bretanha e estão amplamente disponíveis em livrarias e até supermercados. Nos últimos anos, a emissora estatal do Reino Unido também transmitiu duas excelentes adaptações dos meus romances e, portanto, me paga regularmente taxas residuais. Quero deixar claro que pretendo usar a renda do meu trabalho, bem como minha plataforma pública em geral, para continuar apoiando a Ação Palestina e a ação direta contra o genocídio de todas as maneiras que puder — escreveu Rooney no sábado.
Continua depois da publicidade
A Ação Palestina foi proibida como organização terrorista depois que ativistas invadiram uma base da Força Aérea Real, no Reino Unido, e picharam dois aviões. Eles “sabiam, é claro, que suas ações eram ilegais”, escreveu Rooney no The Guardian em junho.
Em seu artigo no Irish Times do último fim de semana, Rooney disse que “publicaria esta declaração com prazer em um jornal do Reino Unido – mas isso agora seria ilegal”.
O advogado e escritor Sadakat Kadri afirmou: — Receber dinheiro com a intenção de usá-lo para apoiar o terrorismo é um crime previsto no artigo 15 da Lei de 2000. Isso significa que Rooney pode ser preso sem mandado como “terrorista”.
Continua depois da publicidade
Quem é Sally Rooney?
Muitos escritores demoram anos para obter sucesso. Lançam diversos livros até um vingar, vender milhares de cópias e ser publicado em outros países. Mas esse não foi o caso de Sally Rooney. A autora irlandesa começou a escrever na adolescência e assinou contos e poesias em livros coletivos e revistas.
Ela escreveu seu primeiro romance em 2017, intitulado Conversas Entre Amigos, quando estava terminando seu mestrado em literatura americana.
O livro recebeu diversas indicações a prêmios e Rooney foi premiada como Jovem Escritor do Ano pelo Sunday Times.
Continua depois da publicidade
No ano seguinte, Rooney publicou seu maior sucesso, Pessoas Normais, que vendeu mais de um milhão de cópias ao redor do mundo e também lhe rendeu prêmios, como livro do ano no British Book Awards. A história de Connell e Marianne foi adaptada para a TV e ganhou uma série em 2020, estrelada por Paul Mescal e Daisy Edgar-Jones.
Chamada pelo The New Yorker como “a primeira grande autora da geração milenial”, a autora irlandesa escreve justamente sobre os dilemas de sua geração, da transição entre a adolescência e o mundo adulto.
Obras de Sally Rooney
- UK: “Conversation with Friends” (2017); Brasil: Conversas Entre Amigos (Alfaguara, 2017)
- UK: “Normal People” (2018); Brasil: Pessoas Normais (Companhia das Letras, 2019)
- UK: “Beautiful World, Where Are You” (2021); Brasil: Belo Mundo, Onde Você Está (Companhia das Letras, 2021)
- UK: “Conversation with Friends” (2017); Brasil: Conversas Entre Amigos (Nova Edição) (Companhia das Letras, 2022)
- UK: “Intermezzo” (2024); Brasil: Intermezzo (Companhia das Letras, 2024)
Continua depois da publicidade
Conheça 10 livros para enriquecer sua biblioteca
*Sob supervisão de Pablo Brito
Talvez você possa gostar de saber A corrida pelo Oscar 2026 começou: onde assistir os 16 filmes brasileiros que sonham com a estatueta e Quem são Theo e Cassiano, filhos do ator Miguel Falabella











