Um dos maiores temores de quem tem pet é precisar de atendimento veterinário para seu bichinho, principalmente para quem tem um gato. Um relato publicado no NY Times, pela repórter de ciência Emily Anthes, mostra como os gatos podem ser uma verdadeira ‘caixa-preta’ quando o assunto é a saúde deles.
Continua depois da publicidade
Na matéria publicada, a repórter conta que notou sua gatinha, Olive, mais quieta e se escondendo pelos cantos. Ao levar Olive na veterinária, a profissional imediatamente notou que as gengivas da gatinha estavam pálidas e que seu coração estava acelerado.
Foi quando a médica veterinária utilizou o termo ‘caixa-preta’, explicando que a saúde dos felinos é pouco estudada e que há pouca pesquisa sobre o assunto. Além disso, a profissional também explicou que a medicina veterinária avançou muito para o tratamento dos cães e menos para os gatos.
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Por que gatos precisam de uma clínica com atendimento específico?
Gatos são estressados, isso é um fato. Eles também costumam não gostar de mudanças de ambiente e muito menos de pessoas estranhas. Por isso é tão importante que uma clínica veterinária seja especializada em atendimento de felinos.
Para isso, esses estabelecimentos podem utilizar feromônios sintéticos que ajudam a manter os gatos calmos. Além disso, veterinários especializados em gatos possuem conhecimento maior e detalhado sobre doenças específicas da espécie, como se comportam e de que forma podem fazer um atendimento mais eficaz.
Isso também é importante, principalmente para procedimentos, como coletar sangue e prescrever medicação. Em alguns casos, até os equipamentos podem ser adaptados para o tratamento dos gatos.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Como prevenir doenças dos gatos?
Tratar um gato requer uma abordagem cuidadosa e personalizada, considerando suas necessidades específicas de saúde e bem-estar. Aqui estão algumas diretrizes gerais para o tratamento adequado de gatos:
- Alimentação equilibrada: Ofereça uma dieta rica em nutrientes, adequada para a idade e condição de saúde do gato. Consulte um veterinário para escolher a melhor ração.
- Higiene e limpeza: Mantenha o ambiente limpo e organize o espaço do gato para evitar estresse e infecções.
- Escovação regular: Escovar o pelo do gato ajuda a reduzir o estresse e a prevenir problemas de pele.
- Vacinação e controle de parasitas: Mantenha as vacinas em dia e use medicamentos contra pulgas e carrapatos regularmente.
- Exames veterinários regulares: Faça check-ups frequentes para detectar problemas de saúde precocemente.
- Medicamentos personalizados: Em caso de doenças, como infecções fúngicas, use medicamentos personalizados que sejam fáceis de administrar, como pastas orais saborizadas.
- Tratamento de doenças crônicas: Para condições crônicas, siga um plano de tratamento multifacetado que inclua medicamentos, dieta especial e suplementos nutricionais, sob orientação veterinária.
- Ambiente tranquilo: Crie um ambiente acolhedor e tranquilo para minimizar o estresse do gato.
- Atividade física: Estimule a atividade física com brinquedos e interações para manter o gato saudável e engajado.
Leia também
Guia completo de vermifugação para cães e gatos
Rações Super Premium para cães e gatos: Entenda quando valem a pena

