A tristeza de domingo à noite é real e muito comum. Quem sente essa melancolia assim que a tarde do domingo começa a terminar sofre da síndrome do domingo à noite. O termo é informal, mas caracteriza a mistura de sensações que incluem ansiedade, tristeza, angústia e apreensão pelo futuro.
Continua depois da publicidade
Muita gente comenta sobre esse sentimento e nas redes sociais é comum encontrar várias pessoas comentando a mesma coisa em um final de domingo. Segundo o Dr. Gustavo Trevisan, mestre e doutor em Psicologia, essa ansiedade e angústia que surgem antes do retorno à rotina pode ter alguns motivos.
Insatisfação profissional, abuso de substâncias, separação dos entes queridos, falta de habilidades sociais ou excesso de responsabilidades diárias, podem deixar a pessoa triste no domingo à noite.
Sintomas da tristeza do domingo à noite e como combater
É um sentimento de “incapacidade, de desespero” que surge no domingo à tarde ou à noite, quando o final de semana está terminando e a semana de trabalho se aproxima. O Dr. Trevisan compara-a ao “Sunday Scaries“, um termo em inglês que significa “o domingo do medo” ou “o momento do medo”.
Continua depois da publicidade
Os principais sintomas incluem:
- Angústia e ansiedade crescentes.
- Sensação de que “é tudo de novo amanhã, tudo de novo”.
- Perda de sentido ou propósito na vida.
- Desespero e sentimento de incapacidade.
Para combater esses sentimentos, o Dr. Trevisan oferece dez dicas práticas, que incluem a prática de atividades físicas, a transformação do domingo em um dia de atividades prazerosas, a redução do tempo de tela, a busca por hobbies e experiências novas, e a consideração de mudanças profissionais.
Descubra cinco expressões que podem sabotar suas conexões e aprenda a evitá-las
