A Premier League ainda não chegou ao fim, mas as 36 rodadas disputadas foram suficientes para consagrar o melhor jogador da temporada na Inglaterra: Mohamed Salah, do Liverpool.
Continua depois da publicidade
O atacante foi fundamental na conquista do título da Premier League, é o artilheiro da competição e ainda foi eleito o melhor jogador do campeonato pela Associação dos Jornalistas Esportivos Britânicos (FWA).
O zagueiro Virgil Van Dijk, também do Liverpool, e o atacante Alexander Isak, do Newcastle, fecharam o pódio na votação dos jornalistas. Outros 16 jogadores também receberam votos.
Ao todo, Salah recebeu 90% dos votos. A escolha dos jornalistas reconhece a temporada absurda do egípcio no Liverpool. Ao longo de 36 jogos na Premier League, ele marcou 28 gols e deu 18 assistências. Ninguém foi mais decisivo do que ele.
O motivo da eleição de Mohamed Salah como o melhor jogador da Premier League
Mohamed Salah foi o protagonista da conquista do título do Liverpool quebrando recordes e fazendo história. Ele participou diretamente de 46 dos 83 gols do time no campeonato. Não é exagero dizer que, sem Salah, o Liverpool teria enfrentado uma temporada muito mais difícil.
Continua depois da publicidade
Nesta temporada, ele alcançou a marca de 185 gols em 297 partidas, tornando-se o quinto maior artilheiro da história da Premier League. E pode subir mais um degrau nesse ranking. Já que o quarto maior artilheiro é Andy Cole, com 187 gols. Ainda faltam duas partidas para o atacante dos Reds buscar essa nova marca.
Com o prêmio recente da FWA, Salah ainda quebra um novo recorde. Com isso, se junta ao francês Thierry Henry como os únicos jogadores a vencerem a votação em três temporadas.
No Liverpool desde 2017, Salah é um dos grandes ídolos da torcida e teve recentemente seu contrato renovado até 2027. Com isso, terá tempo suficiente para o atacante aumentar ainda mais as marcas pessoais e conquistas históricas.
Van Dijk: o comandante dos Reds
Na votação dos jornalistas, logo atrás de Salah, está outro jogador do Liverpool. O zagueiro Virgil Van Dijk, que também teve o contrato renovado recentemente.
Continua depois da publicidade
O holandês comandou a defesa dos Reds com autoridade, passando segurança ao time nos momentos mais difíceis do campeonato. De quebra, ele ainda ajuda no ataque e é arma ofensiva nas jogadas de bola parada. Além disso, contribuiu com três gols e duas assistências.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
O zagueiro holandês é referência dentro e fora de campo, não à toa, é o capitão do time. Ele se tornará ao final desta temporada, o primeiro holandês a levantar a taça da Premier League.
Depois de perder boa parte da temporada passada por conta de uma lesão, o Van Dijk quer recuperar o tempo perdido. Ele é o jogador mais regular do time e esteve em campo todos os minutos de todos os 36 jogos do Liverpool até aqui.
A melhor temporada da carreira de Alexander Isak
Não é exagero afirmar isso. O atacante sueco, de 25 anos, foi o principal nome do Newcastle e desbancou jogadores badalados para se firmar como vice-artilheiro da Premier League.
Continua depois da publicidade
Com 23 gols em 36 rodadas, Isak provou ser eficiente no ataque. Rápido e com boa finalização, o atacante é peça fundamental no time, que desbancou City, Arsenal, Chelsea, e tem hoje o segundo melhor ataque do campeonato.
A temporada extraordinária de Isak ajudou o time a sonhar mais alto. O Newcastle é o atual terceiro colocado, muito perto de conquistar uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. Com a definição do título e rebaixamentos, as últimas duas rodadas da Premier League ainda vão entregar muita emoção na acirrada disputa por vagas europeias.
 
                                    