Em Dona de Mim, a disputa pela guarda de Sofia (Elis Cabral) envolve vários personagens. A menina é o elo de ligação entre núcleos. Ao contrário do que possa parecer, para quem olha a novela sem atenção, Sofia não sofre, mantém a alegria e esperteza de uma criança que sabe da sua importância no mundo.

Continua depois da publicidade

Desde que Rosa (Suely Franco) passou suas ações para a menina, como forma de garantir o futuro da neta, os 25% de ações de Sofia viraram objeto de disputa. Tanto Jaques (Marcello Novaes), quanto Samuel (Juan Paiva) enxergam nela uma forma de ter controle sobre as decisões na Boaz.

Para além da disputa por poder, Sofia também virou uma espécie de redenção para várias personagens. A começar por Rosa, que vive um ciclo de perdas, vem perdendo a saúde e a memória, perdeu Abel (Tony Ramos) e vê a família se perdendo entre brigas. Passar as ações para a menina é uma forma de pensar no futuro.

Samuel (Juan Paiva) vê em Sofia identificação. Ele também foi adotado por Abel e passou a vida inteira agindo como se pudesse salvar o mundo. Uma forma de ganhar atenção e respeito da família adotiva. Sofia o vê apenas como pessoa e um irmão querido e não como o “certinho” ou o “responsável”.

Continua depois da publicidade

O próprio Abel tinha em Sofia uma forma de se redimir dos erros do passado. O mesmo acontece com Filipa, que ao pedir a guarda da menina, viu uma oportunidade de fazer diferente do que fez com Nina.

Leo ama Sofia e disso ninguém tem dúvida. Nos últimos tempos está se apegando de forma diferente à menina. Como a própria avó dela disse, uma relação difícil de se explicar. Leo foi babá, protetora, teve a guarda provisória e voltou a ser babá; é mais do que mãe, é leoa.

Para uma pessoa que sofreu um grande trauma ao perder a filha que estava esperando e tinha o mesmo nome, é normal o sentimento que ela tem pela criança. Para Leo, ao contrário dos outros personagens, Sofia não é redenção, é salvação.

Continua depois da publicidade

Rosane Svartman mostra mais uma vez toda sua sagacidade ao não cair na tentação de fazer a história da pobre menina órfã. Ela vai na contramão e transforma Sofia em peça principal do jogo dos personagens. A criança que movimenta toda história. A sorte? Elis Cabral corresponde e faz uma Sofia cheia de carisma.

Com isso, Dona de Mim vai segurando o público em frente à televisão, mesmo com a morte de Abel e a possível barriga que toda novela tem. A volta de Ellen (Camila Pitanga), que será mais uma a entrar na disputa pela menina, deve garantir os bons e surpreendentes momentos finais da novela das sete.

Quem é quem em Dona de Mim

Você pode gostar de ver também o Resumo de Dona de Mim: o que acontece nos próximos capítulos.

Continua depois da publicidade