Novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão valendo em todo o país desde o início de 2026. Um dos objetivos das novas normas é tornar o acesso à licença para dirigir mais democrático e prático. Nesse contexto, uma mudança tem chamado a atenção dos motoristas: já é possível renovar a CNH de graça e sem sair de casa.
Continua depois da publicidade
Porém, para ter acesso à medida, o motorista precisa se encaixar na categoria chamada de “bom condutor”. Para isso, não pode ter pontos registrados na CNH nos últimos 12 meses nem infrações de trânsito no mesmo período, além de estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Para se cadastrar no RNPC, o motorista deve ter o aplicativo da CNH do Brasil. Tendo instalado, basta abrir o app, selecionar a opção “Condutor”, acessar “Cadastro Positivo” e, por último, clicar em “Autorizar participação”.
Vale destacar que, segundo as novas regras, apenas a CNH Digital é renovada automaticamente. Se o condutor desejar a versão física, deve solicitar após a renovação da versão digital do documento. A solicitação pode ser feita pelo aplicativo CNH Brasil em uma unidade do Detran no estado que o motorista reside.
Os custos para a emissão da CNH física não foram excluídos, e a taxa varia de acordo com o estado.
Continua depois da publicidade
Quem não tem direito à renovação automática?
Condutores com 70 anos ou mais não possuem o direito de renovar a CNH automaticamente, assim como os motoristas cuja validade da CNH é reduzida por recomendação médica.
Já os condutores com mais de 50 anos podem renovar a CNH automaticamente apenas uma vez.
Como renovar a CNH de graça e de forma automática
Para fazer a renovação automática, é simples: o condutor precisa ter instalado o aplicativo CNH do Brasil e estar cadastrado no RNPC. Se o motorista estiver elegível, cumprindo todos os requisitos, a renovação é feita automaticamente e de graça, assim que a CNH vencer. O condutor receberá uma notificação no aplicativo informando sobre a renovação.





