A Praia Central de Balneário Camboriú está 100% própria para banho. É o que mostra o relatório divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
Continua depois da publicidade
O levatamento aponta que a água coletada nos 10 pontos analisados está com a qualidade dentro dos parâmetros desejados. O índice positivo não era alcançado desde 29 de agosto de 2022, de acordo com o histórico do órgão. Nesse período, já houve episódios em que todos locais estavam impróprios.
Receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Além da Praia Central, as praias de Laranjeiras, Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras também estão próprias para os banhistas. De acordo com o IMA, apenas a Lagoa de Taquaras está imprópria.
A prefeitura de Balneário Camboriú credita o bom resultado às melhorias que estão sendo feitas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), como a substituição das membranas da lagoa de aeração.
Continua depois da publicidade
— Também já estamos licitando o tratamento preliminar. Ações que vão melhorar a eficiência da ETE e contribuir para que esses resultados na Praia Central sigam positivos — afirma o diretor-presidente da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa), Auri Pavoni.
ETE era um vilão da balneabilidade
As falhas na estação de tratamento de esgoto foram apontados nos últimos anos como o vilão da balneabilidade em Balneário Camboriú. A Emasa diz que nas últimas semanas iniciou a substituição de duas mil membranas não originais, que não estavam permitindo o bom funcionamento da lagoa de aeração da ETE, localizada no Bairro Nova Esperança.
As membranas ficam abaixo dos aeradores, que são equipamentos usados em lagoas de estabilização para ajudar a remover os poluentes biológicos e outros poluentes dos efluentes. A manutenção compreende a troca de membranas devido a rasgos e a troca de abraçadeiras por deterioração.
Além disso, a Emasa relançou a licitação para obras de reforma e ampliação do tratamento preliminar da ETE. Essa etapa é responsável pela separação de rejeitos como fios de cabelo, cotonetes, areia e gordura.
Continua depois da publicidade
As melhorias previstas incluem intervenções nos sistemas elétricos, hidráulicos, nas unidades de gradeamento, peneiramento, remoção de gordura e medição do sistema, com um investimento estimado em R$ 35,5 milhões.
Conheça as praias de Balneário Camboriú
Leia mais
Apartamento a uma quadra da praia em Balneário Camboriú vai a leilão; FOTOS
Corretor “ganha na loteria” ao vender apartamento na cobiçada Balneário Camboriú






