A Praia de Santo Antônio de Lisboa, no Norte da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, está completamente imprópria para banho, de acordo com a última análise do Instituto do Meio Ambiente (IMA), realizada na segunda-feira (9) e divulgada ao longo da semana. O local é conhecido por ser querido por turistas tanto no verão quanto no inverno, com diversos comércios ao redor, sendo famoso pelo pôr do sol.

Continua depois da publicidade

Ao todo, dois pontos são avaliados pelo órgão ambiental: um em frente à Servidão Hipólito Machado, e outro em frente à Praça Roldão da Rocha Pires. Ambos foram considerados impróprios para banho de acordo com a concentração de Escherichia coli (NMP/100mL), uma bactéria que, em excesso, pode indicar contaminação fecal.

Veja fotos

Pontos impróprios

No ponto em frente à Servidão Hipólito Machado, a concentração foi de 2.247 NMP/100mL, enquanto no outro ponto, foi de 1.439 NMP/100mL. De acordo com o IMA, um ponto é considerado próprio quando em 4 das últimas 5 coletas o resultado de concentração de E. coli for inferior a 800 NMP/100mL, ressalvada também a condição que o resultado mais recente seja inferior a 2.000 NMP/100mL.

Segundo o IMA, chuvas intensas antes da coleta podem afetar o resultado da balneabilidade em função da lavagem de vias públicas, extravasamentos de estações elevatórias de esgoto, saturação de solos contaminados, e ligações clandestinas em drenagem pluvial. Em ambas as coletas, a chuva nas últimas 24 horas foi considerada moderada.

Continua depois da publicidade

Procurada pelo NSC Total, a Prefeitura de Florianópolis afirmou, em nota, que a balneabilidade nos pontos monitorados segue sendo acompanhada de forma contínua. Além disso, também afirmou que o registro de denúncias pelos canais oficiais também “é essencial para viabilizar ações fiscalizatórias”.

“Sempre que identificadas alterações pontuais, a Blitz Sanear é acionada para intensificar as vistorias, especialmente no que se refere à sequência de coletas. A ação integrada de fiscalização tem como objetivo identificar ligações irregulares e lançamentos indevidos na rede de drenagem, evitando quaisquer impactos ambientais”, diz a nota.

Como é a praia

A Praia de Santo Antônio de Lisboa é conhecida por ser um lugar tranquilo, tendo 750 metros de extensão e com uma faixa de areia considerada pequena. Em uma comunidade considerada uma das mais antigas de Florianópolis, tanto a praia quanto o bairro de Santo Antônio de Lisboa tem uma presença forte da cultura açoriana, além da pesca feita por moradores locais.

Saiba mais sobre Santo Antônio de Lisboa

Continua depois da publicidade

Confira a nota da Prefeitura de Florianópolis na íntegra

“A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, informa que a balneabilidade nos pontos monitorados segue sendo acompanhada de forma contínua. Sempre que identificadas alterações pontuais, a Blitz Sanear é acionada para intensificar as vistorias, especialmente no que se refere à sequência de coletas. A ação integrada de fiscalização tem como objetivo identificar ligações irregulares e lançamentos indevidos na rede de drenagem, evitando quaisquer impactos ambientais. O registro de denúncias pelos canais oficiais também é essencial para viabilizar ações fiscalizatórias e, quando cabível, a aplicação de multas. As denúncias podem ser feitas pelo Zap Denúncias, no telefone 0800 808 0155, ou pela Ouvidoria, pelo número (48) 3952-0188, preferencialmente, com identificação, fotos e localização.”