São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, aguarda com boas expectativas a possibilidade de ter novamente navios de cruzeiros no porto da cidade. Duas empresas que operam o turismo de transatlânticos no Brasil, a MSC e a Costa Cruzeiros, querem fazer escalas-teste na região ainda nesta temporada. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com o prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Filho (MDB), a projeção é de ter até três escalas, mas a data de estreia não está definida. Ainda é necessário acertar detalhes com o porto e realizar estudos na baía da Babitonga para consolidar o projeto.

O prefeito afirma que as negociações começaram em agosto deste ano e, atualmente, a discussão está sendo feita entre a Secretaria de Estado de Turismo, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), porto e a prefeitura de São Francisco do Sul, que deve ficar responsável pelos passageiros na cidade. 

O projeto é visto com bons olhos pelo prefeito. Para ele, a ideia pode consolidar o retorno de São Francisco do Sul ao roteiro turístico de navios de turismo. Atualmente, a cidade é a que mais tem praias com o certificado “Bandeira Azul” no Brasil. 

Continua depois da publicidade

— Entendemos que é uma oportunidade para divulgar a cidade aos turistas de diferentes estados e países. A circulação em nossa cidade movimenta o comércio local, como artesanato, restaurantes e atrações no entorno do Centro Histórico — afirma o prefeito. 

Cruzeiros em Santa Catarina

Conforme Dagmara Spautz, colunista do NSC Total, outra cidade em tratativas avançadas para escala-teste é Penha – um dos destinos cobiçados pelas operadoras, devido ao parque Beto Carrero World. Mas o processo ainda está em fase de autorizações.

Florianópolis, considerada destino-desejo, ainda não tem previsão de escala. Conforme adiantou a coluna de Renato Igor, a prefeitura da Capital tentará viabilizar um píer flutuante para receber os passageiros – mas por enquanto não há sinalização das companhias sobre a estrutura.

A atual temporada deve ser a melhor para transatlânticos em Santa Catarina. O Estado deve receber 112 escalas, quase o dobro da temporada passada, quando recebeu 59.

Continua depois da publicidade

Em todo o Brasil, a temporada de cruzeiros deve movimentar R$ 4,8 bilhões no próximo verão, segundo estimativa do setor.

Leia também

Porto de SC ganha rota inédita ligando a Europa e o Mediterrâneo

SC tem 15 praias certificadas pela Bandeira Azul; veja quais – NSC Total

FOTOS: Piçarras tem autorização para construir primeiro parque temático em píer do Brasil

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total