A Praia de Gancho de Fora, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, entrou em novembro para a lista de praias impróprias para banho, de acordo com a análise de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Na última análise, colhida na terça-feira (18) e divulgada no final da semana, não era recomendado que banhistas entrassem na água por causa da grande presença da bactéria Escherichia coli na água.
Continua depois da publicidade
A praia é famosa pelo formato “de gancho”, muito frequentada por pescadores. O histórico de análise do IMA mostra que a balneabilidade da praia é instável, com medições apontando que a água estava própria para banho no final de outubro.
Com o mar calmo, a praia fica a menos de um quilômetro de uma parte de Gancho de Fora muito cobiçada por famosos do mundo inteiro, e já visitada por celebridades como o ex-Beatle Paul McCartney e a cantora Beyoncé, que se hospedaram em um hotel nas redondezas. Recentemente, a cantora Katy Perry também esteve no local durante o período de folgas entre a agenda de shows no Brasil.
No local exato onde os famosos se hospedaram, não há medição da balneabilidade e, por isso, não é possível saber se a água está própria ou não para banho.
Em nota, a prefeitura de Governador Celso Ramos afirmou que “reconhece os desafios de água e esgoto enfrentados no município, problemas comuns a outras cidades da região” e que, para buscar melhorias, adotou medidas de médio prazo, mas já estuda uma solução definitiva.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, duas Unidades de Recuperação Ambiental (URAs) foram instaladas na Praia de Gancho de Fora e estão em operação desde 2021. Com elas, 90% dos poluentes são tratados antes que alcancem o mar, de acordo com o executivo municipal.
“O sistema funciona 24 horas por dia, captando, absorvendo e purificando o efluente, que é devolvido ao ambiente como um líquido limpo e clarificado. A iniciativa contribui para a melhoria da qualidade da água, tornando a praia apta para o banho, especialmente na alta temporada”, explicou a prefeitura.
Além disso, a administração municipal também “avalia a concessão dos serviços de saneamento básico à iniciativa privada”.
“O objetivo é atrair os investimentos necessários para universalizar a cobertura de esgoto na cidade, garantindo a balneabilidade de forma permanente em diversas praias, incluindo a Praia de Ganchos de Fora”, finalizou a nota.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Veja a nota da Prefeitura de Governador Celso Ramos na íntegra
“A Prefeitura de Governador Celso Ramos reconhece os desafios de água e esgoto enfrentados no município, problemas comuns a outras cidades da região. Para combater a questão, a administração municipal adotou uma medida de médio prazo e estuda uma solução estrutural definitiva.
Como ação imediata, a Prefeitura, em conjunto com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), instalou duas Unidades de Recuperação Ambiental (URAs) na Praia de Ganchos de Fora. Em operação desde 2021, os equipamentos tratam até 90% dos poluentes antes que eles alcancem o mar. O sistema funciona 24 horas por dia, captando, absorvendo e purificando o efluente, que é devolvido ao ambiente como um líquido limpo e clarificado. A iniciativa contribui para a melhoria da qualidade da água, tornando a praia apta para o banho, especialmente na alta temporada.
Em paralelo, a administração municipal avalia a concessão dos serviços de saneamento básico à iniciativa privada. O objetivo é atrair os investimentos necessários para universalizar a cobertura de esgoto na cidade, garantindo a balneabilidade de forma permanente em diversas praias, incluindo a Praia de Ganchos de Fora”.
Continua depois da publicidade






