Uma nova coleta feita pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) revelou que cinco dos oito pontos de medição na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis estão com a água imprópria para banho. A coleta foi realizada na segunda-feira (2) e divulgada nesta terça-feira (3).
Continua depois da publicidade
Antes da coleta, três pontos já apareciam como impróprios. A coleta desta segunda-feira foi realizada com chuva moderada nas últimas 24 horas. Veja os pontos próprios e impróprios na Praia dos Ingleses:
- Ponto 77, em frente à Rua Morro das Feiticeiras, no canto esquerdo: próprio para banho
- Ponto 27, em frente à Rua Recanto do Sol, à esquerda do Rio Capivarí: impróprio para banho (estava próprio nas coletas anteriores);
- Ponto 98, na foz do Rio Capivarí: impróprio para banho;
- Ponto 58, em frente à Rua Dante de Pata: próprio para banho;
- Ponto 78, na Estrada Dom João Becker, em frente ao n°305 B (tubulação, a esquerda do ponto 28): próprio para banho;
- Ponto 28, na Estrada Dom João Becker, em frente ao n°355: impróprio para banho (estava próprio nas coletas anteriores);
- Ponto 57, em frente à Rua Ruth Pereira (Rua do Sirí): impróprio para banho;
- Ponto 29, em frente à Rua da Igreja: impróprio para banho.
Nos pontos 27 e 28, onde as coletas anteriores mostravam a água como adequada para banhistas, as amostras identificaram 1.178 NMP/100mL e 2.143 NMP/100mL, respectivamente, que significa a quantidade da bactéria E. coli presente na amostra.
De acordo com a definição do IMA, um ponto é considerado próprio quando em quatro das últimas cinco coletas o resultado de concentração de E. coli for inferior a 800 NMP/100mL, ressalvada também a condição que o resultado mais recente seja inferior a 2.000 NMP/100mL.
Continua depois da publicidade
Praia passou por alargamento da faixa de areia
A Praia dos Ingleses passou, em 2023, por um alargamento da faixa de areia de cerca de 3 quilômetros de comprimento da praia por meio de obras de aterramento e colocação de areia de outro local. De dez metros, a praia passou a ter 30 metros de largura. O investimento foi de R$ 18,8 milhões.
Veja fotos da Praia dos Ingleses
O NSC Total entrou em contato com a Prefeitura de Florianópolis em busca de um posicionamento sobre os possíveis motivos para a mudança na balneabilidade, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue em aberto.






