A Praia dos Ingleses, no Norte de Florianópolis, tem cinco dos sete pontos analisados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC) impróprios para banho. A informação faz parte do relatório de balneabilidade divulgado pelo órgão nesta quarta-feira (12). 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Considerada a praia “queridinha” dos turistas, principalmente dos argentinos, os Ingleses contam com 4,83 quilômetros de extensão. Entre os locais analisados pelo IMA, apenas os pontos em frente à Rua Recanto do Sol e à Rua Morro das Feiticeiras, no canto esquerdo, estão próprios para banho. O restante é considerado inadequado para os banhistas, segundo o órgão. 

Famosa lagoa de Florianópolis com bandeira azul está imprópria para banho

Em comparação ao mesmo período do ano passado, os pontos impróprios para banho na Praia dos Ingleses aumentaram. Na análise do dia 14 de fevereiro de 2024, apenas dois pontos do local eram considerados inadequados para os banhistas (em frente à Rua Recanto do Sol e frente a Rua Morro das Feiticeiras, no canto esquerdo).

Continua depois da publicidade

Procurada pela reportagem do NSC Total, a Prefeitura de Florianópolis não retornou até a última atualização desta reportagem.

Veja os pontos próprios e impróprios na praia dos Ingleses 

  1. Praia dos Ingleses (frente à Rua Recanto do Sol) – Própria
  2. Praia dos Ingleses (frente ao posto salva vidas) – Imprópria
  3. Praia dos Ingleses (em frente à Rua da Igreja) – Imprópria
  4. Praia dos Ingleses (frente à Rua do Siri) – Imprópria
  5. Praia dos Ingleses (frente à Rua Dante de Pata) – imprópria
  6. Praia dos Ingleses (frente a Rua Morro das Feiticeiras, no canto esquerdo) – Própria
  7. Praia dos Ingleses (frente tubulação) – imprópria 

Veja fotos da Praia dos Ingleses

O que significa água imprópria para banho

Uma praia é considerada imprópria para banho quando a água está contaminada com a bactéria Escherichia coli, presente nas fezes de humanos e animais. As normas seguidas pelo IMA são estabelecidas em todo o Brasil pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Continua depois da publicidade

O ponto é considerado impróprio quando, em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas, o resultado é superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros; ou quando, na última coleta, o resultado é superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mililitros

Leia mais

Como a balneabilidade das praias influencia no aumento dos casos de viroses no verão

Além da Lagoa do Peri, três praias de SC com Bandeira Azul estavam impróprias na pré-temporada