Popularmente conhecida como Prainha, a Praia da Saudade, em São Francisco do Sul, está própria para banho há três anos seguidos, sem ter ficado um dia sequer imprópria desde 1º de fevereiro de 2022, de acordo com relatórios de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Praia “queridinha” dos surfistas própria há três anos em SC

A última vez que a praia foi listada como imprópria ocorreu em 25 de janeiro daquele ano. Desde então, a Prainha, “queridinha” dos surfistas, passou por 90 medições do IMA e em todas estava própria para banho. A última medição ocorreu na terça-feira (11). A coleta para amostra ocorre em frente à Rua Maceió, próximo ao posto salva-vidas 05.

Segundo Adailton Estácio, coordenador municipal do Programa Bandeira Azul, a qualidade da água da praia passa por fatores como infraestrutura de saneamento, condições naturais, ocupação urbana e gestão ambiental.

— Um dos principais elementos para a boa balneabilidade é o tratamento e a coleta eficiente de esgoto, evitando o despejo de resíduos diretamente no mar. Além disso, um sistema de drenagem urbana adequado impede que poluentes urbanos, como lixo e resíduos químicos, cheguem às águas costeiras — explica.

Continua depois da publicidade

— A morfologia da Prainha acaba levando vantagens por conta da circulação da água, influenciada por correntes marítimas, ventos e ondas, ajuda a dispersar contaminantes e renovar a qualidade da água. A ausência de rios poluídos desaguando na região também favorece praias mais limpas, já que esses cursos d’água podem carregar esgoto e resíduos industriais — disse Estácio.

Além disso, Adailton explica que o fato da praia ser menos urbanizada e com monitoramento frequente da água auxilia na qualidade.

Localizada entre os balneários de Enseada e Praia Grande, a praia possui um formato de ferradura entre dois costões. O local oferece ondas e condições para a prática do surfe e, por isso, é palco de eventos locais, estaduais e nacionais. Há, também, opções de trilhas que proporcionam vista panorâmica para o mar. Para quem gosta de vida noturna, a região também concentra os bares mais badalados da temporada de verão.

Leia também

Jurerê e Canasvieiras: lista atualiza praias de Florianópolis impróprias para banho