nsc
dc

Balneabilidade

Praias de Florianópolis, Balneário Camboriú e Bombinhas têm pontos impróprios para banho

Segundo o IMA, 66% dos pontos analisados no litoral de SC estão próprios para banho

08/01/2021 - 19h22

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Praia em Florianópolis
Estudo de balneabilidade nas praias de SC é feito semanalmente
(Foto: )

O primeiro relatório de balneabilidade do litoral catarinense em 2021 tem pontos de praias como Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas e Barra Velha em condições impróprias para banho. Dos 231 locais analisados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), 78 estão impróprios.

> Praias e uso de máscara em SC: entenda as regras para a temporada de verão

As análises foram coletadas entre os dias 4 e 8 de janeiro e apresentam uma estabilidade em relação ao relatório anterior, que teve coletas nos dias 28 e 29 de dezembro. No período, seis pontos que estavam impróprios ficaram próprios, e outros seis que estavam próprios ficaram impróprios.

> Carnaval 2021 está cancelado em Florianópolis, Balneário Camboriú e Laguna por conta da pandemia

Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coletas, 61 estão em condições favoráveis para receber banhistas, o que representa 70,1%. Entre os impróprios, estão pontos na praia dos Ingleses, em Ponta das Canas e na Lagoa da Conceição.

O estudo examina a quantidade de bactérias chamadas coliformes fecais presentes nas amostras de água coletadas e só considera o local próprio para banho quando, em cinco semanas seguidas, o número desses microrganismos fica abaixo de 800 a cada 100 ml de água. Essas bactérias encontradas na água, vivem no intestino humano.

Veja o mapa de balneabilidade

As bandeiras de cor azul representam os locais próprios para banho, enquanto as bandeiras vermelhas, os pontos impróprios.

Colunistas