Com o tempo firme registrado no Litoral Norte catarinense nesses últimos dias, as prefeituras têm se dedicado a uma tarefa diária em relação às praias: a limpeza desses locais. Isso porque, com as chuvas de outubro, muito lixo trazido pelo Rio Itajaí-Açu acabou parando nas orlas de Penha, Navegantes, Itajaí, Porto Belo e Bombinhas. Fotos feitas pelas equipes dão uma dimensão do que foi recolhido.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Apenas em Navegantes, até o momento, foram mais de 200 toneladas de entulho retiradas dos quase 12 quilômetros de extensão de areia das praias. Segundo o secretário de Saneamento Básico, Valério de Campos, os trabalhadores passam com as máquinas diariamente, porém, como a maré continua trazendo mais lixo, todo dia é necessário repetir o processo.

Os resíduos mais comuns são galhos e até a árvore inteira, com raiz. A lista, no entanto, não para por aí. Os funcionários já encontraram desde sacolas plásticas, garrafas e móveis até animais mortos.
A expectativa da secretaria é de que, se as ocorrências relacionadas às chuvas derem uma trégua, a “faxina” deve terminar na próxima semana.

Veja fotos das praias

Continua depois da publicidade

Praias em Penha

Em Penha, apenas na Prainha de São Miguel, mil toneladas de lixo foram retiradas no último mês. Foram necessárias dezenas de cargas de caminhão para retirar todo o entulho. Todas as praias receberam o serviço, além de ruas e praças da cidade, que também precisaram de limpeza, reparos de boca de lobo e drenagem.

Bombinhas

A vegetação e outros entulhos trazidos pelo Rio Tijucas já rendeu 100 caminhões carregados com 9 toneladas de lixo em cada viagem. Apesar disso, as 39 praias estão próprias para banho e aos poucos, com as limpeza, vão voltando ao cenário da normalidade.

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú não teve ocorrências relacionadas a entulhos no mar ou areia.

Itapema

Em Itapema, os molhes que estão em fase final de construção ajudaram a evitar a vinda dos entulhos e, por isso, a prefeitura não teve grandes problemas com as chuvas.

Itajaí

Em Itajaí, um mutirão foi feito para acelerar a limpeza, que também é promovida com frequência.

Continua depois da publicidade

Porto Belo

Porto Belo reforçou a limpeza para conseguir trazer a normalidade às praias, como a badalada Perequê.

Leia mais

Apostador do Alto Vale acerta 15 números da Lotofácil e quase fica milionário

Destaques do NSC Total