Quem mora em Blumenau e precisa descartar móveis velhos ou eletrodomésticos pode fazer isso gratuitamente — e da forma correta. A prefeitura divulgou o calendário da coleta especial de 2026. Os caminhões passarão três vezes na mesma rua ao longo do ano. Porém, apenas móveis e eletrodomésticos da chamada linha branca, ou seja, de cozinha e lavanderia, serão recolhidos.
Continua depois da publicidade
Os veículos coletam móveis como colchões, sofás, camas e armários, além de geladeira, fogão, forno elétrico, máquina de lavar roupa, secadora de roupa, máquina de lavar louça, micro-ondas, aparelhos de ar-condicionado, cafeteira e torradeira.
A rota que o caminhão percorrerá obedece a um itinerário que divide a cidade em setores. Cada um dos 33 setores têm um período de atendimento. A lista com o nome das ruas e datas está neste site. Caso você não encontre o seu endereço ou tenha outras dúvidas, o contato é o telefone 115 do Samae ou WhatsApp (47) 99997-6102.
É importante que o material seja colocado no dia da coleta em frente à residência ou num local de acesso público. Em algumas ruas, por questões operacionais, é necessário agendamento para que o caminhão passe por elas. Esses locais estão grifados em amarelo no cronograma divulgado.
O agendamento deve ser feito no contato do Samae.
Continua depois da publicidade

