Os incêndios que afetam o interior de São Paulo atingiram a produção de café. Os produtores, que já sofriam com a falta de chuvas desde o fim de agosto, afirmam que a colheita será adiada para 2027. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Com as plantações consumidas pelo fogo, a safra deste ano e de 2025 estão comprometidas e os produtores terão que replantar novos pés de café. Entretanto, ainda não se sabe qual o impacto total e como isso se refletirá no bolso do consumidor, pois os números do impacto dos incêndios só serão divulgados no dia 19 deste mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Fumaça da Amazônia deixa SC em alerta de risco alto para baixa umidade do ar e calor de até 40°C

— A pessoa vai ter que plantar uma nova lavoura agora em janeiro de 2025, ela vai colher café só em 2027 —, explica o engenheiro agrônomo Marcelo Jordão, diretor da Fundação Pró-Café.

Continua depois da publicidade

O diretor estima que somente nas regiões próximas a Franca (SP) cerca de 100 hectares das terras foram destruídas pelo fogo. Outras entidades especializadas afirmam que ainda não é possível mensurar os estragos e o tamanho da área atingida, já que algumas regiões ainda estão tomadas pelas chamas.

Leia também

Santa Catarina é encoberta por fumaça e fica com mapa avermelhado; veja fotos

Quem é a vítima que morreu no incêndio em prédio no Centro de Florianópolis

São Paulo registra a pior qualidade do ar do mundo nesta segunda-feira

Destaques do NSC Total