Quem viveu os anos 80 e 90 sabe: poucas coisas gritavam “sucesso” e “liberdade” como um Ford Escort XR3 conversível. A capota de lona, o aerofólio imponente e o status de ser um dos primeiros conversíveis nacionais de fábrica o transformaram em um verdadeiro sonho de consumo sobre rodas.
Continua depois da publicidade
Mas já parou para pensar na pergunta que todo apaixonado por carros se faz: quanto custaria hoje o icônico Ford Escort XR3 conversível de 1986 comprado zero km? A resposta vai muito além da nostalgia e pode te surpreender.
Preço de um Opala 0km em 1975: valor corrigido vai te chocar
A viagem no tempo: o preço original vs. o atual
Em 1986, no auge do seu lançamento, um Ford Escort XR3 conversível não era para qualquer bolso. Ele custava cerca de 130 mil Cruzados. Trazendo esse valor para a realidade de hoje, corrigido pela inflação (usando o IPCA como base), o resultado é de cair o queixo. O sonho de ter um XR3 conversível novinho na garagem custaria o equivalente a mais de R$ 140.000!
Para colocar em perspectiva, veja o que esse valor representa no mercado atual:
Continua depois da publicidade
- Um SUV compacto completo: Você poderia levar para casa um dos SUVs mais vendidos do país, recheado de tecnologia e segurança.
- Um hatch médio bem equipado: Modelos modernos com motor turbo, central multimídia e assistentes de condução estariam ao seu alcance.
- O início da faixa de carros elétricos: Sim, o valor do clássico oitentista hoje flerta com o preço de entrada de alguns veículos elétricos.
O que fazia do XR3 conversível um objeto de desejo?
O preço impressiona, mas ele era justificado por um pacote que, para a época, era pura emoção e exclusividade. O XR3 não era apenas um carro, era um estilo de vida. Seus diferenciais eram marcantes e construíram sua fama.
- Design Inconfundível: A capota de lona (com acionamento manual, um charme à parte), o aerofólio traseiro, as rodas de liga leve com desenho exclusivo e os faróis de milha criavam uma identidade visual única e agressiva.
- Interior Esportivo: Os famosos bancos Recaro com apoios laterais pronunciados abraçavam o motorista, enquanto o painel completo e o volante de design esportivo completavam a experiência.
- Motor com Pimenta: O motor CHT 1.6 movido a álcool, com seus 82 cavalos, pode não parecer muito hoje, mas para a época, aliado ao peso do carro, garantia uma dirigibilidade divertida e um ronco que virava pescoços por onde passava.
- A Sensação de Liberdade: Mais do que números, o XR3 conversível vendia a experiência de dirigir a céu aberto, algo raro e cobiçado no mercado nacional daquele tempo.
E se a Ford relançasse o XR3 hoje?
Imaginar uma versão moderna do Escort XR3 é um exercício delicioso. Se a Ford decidisse reviver essa lenda, provavelmente teríamos uma máquina muito diferente, mas com a mesma alma provocadora. Ele poderia vir equipado com um motor 1.5 Turbo EcoBoost, similar ao do Territory, entregando mais de 160 cavalos de potência.
Continua depois da publicidade
A tecnologia seria de ponta, com painel digital, uma central multimídia gigante com SYNC 4 e todos os assistentes de condução que se tornaram padrão. O preço? Provavelmente se posicionaria para brigar com hot hatches como o VW Polo GTS ou até mesmo mini-roadsters importados, custando bem mais do que o valor corrigido do seu ancestral.
Seja como for, o Escort XR3 conversível de 1986 continua sendo um marco. O valor corrigido de mais de R$ 140 mil hoje pode parecer um absurdo, mas ele traduz perfeitamente o tamanho do ícone que ele foi. Mais do que um carro, ele era um atestado de paixão automotiva, um pedaço da história que muitos de nós sonhamos em ter na garagem. E esse tipo de valor, nenhuma calculadora consegue medir.
Leia também
Valor do Gol GTI 1989 hoje: prepare-se para o susto
Um Chevette 0km valia um carro popular de hoje? O preço vai te chocar
