nsc
    hora_de_sc

    Perigo

    Prédio é evacuado em Palhoça por risco de desabamento

    Medida de segurança foi tomada após rompimento de uma coluna

    29/02/2020 - 13h21 - Atualizada em: 29/02/2020 - 20h47

    Compartilhe

    Clarissa
    Por Clarissa Battistella
    prédio evacuado em Palhoça
    São 30 apartamentos no edifício evacuado
    (Foto: )

    Moradores de um prédio de três andares em Palhoça, na Grande Florianópolis, foram retirados do edifício às pressas neste sábado (29), por risco de desabamento, após rompimento de uma coluna de sustentação. A edificação fica na avenida Aniceto Zacchi, no bairro Ponte do Imaruim. A informação foi confirmada pela Defesa Civil do município.

    Coordenador da Defesa Civil de Palhoça, Julio Germano Marcelino informou que a retirada dos ocupantes do imóvel ocorreu no início da tarde:

    — Tem um prédio em colapso, onde foi feito transferência das pessoas por questão de segurança. Agora faremos a abertura de abrigo e vamos deslocar os familiares, que ainda estão carregando alguns bens.

    prédio evacuado
    (Foto: )

    Moradores acionaram o Corpo de Bombeiros e mencionaram ter ouvido um forte estouro na construção. Segundo informações do comandante dos Bombeiros da Grande Florianópolis, tenente Wagner Alberto de Moraes, o dano estrutural não deixou feridos.

    — É um rompimento sútil, que foi percebido por um estouro e uma possível vibração, com o rompimento do pilar que, por consequência, fissurou uma viga de dois andares acima e reacomodou o restante da estrutura.

    O tenente disse, ainda, que uma parede de tijolo na base do edifício ajudou a sustentar o prédio, que chegou a ficar ligeiramente inclinado. A evacuação de 30 apartamentos foi determinada por segurança dos moradores, assim como as salas comerciais que ficam no térreo.

    Um engenheiro civil está no local e deve realizar um laudo determinando reforma ou demolição da estrutura. Segundo a secretária de Assistência Social de Palhoça, Rosângela Campos, dez pessoas de três famílias foram abrigadas pelo município em um hotel até que a situação se resolva. O restante dos moradores optou em se acomodar na casa de familiares.

    :: "Foi um susto muito grande", diz morador de prédio com risco de desabamento em Palhoça

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas