O estúdio que desenhou alguns dos carros mais desejados do mundo também tem influenciado a arquitetura residencial. Responsável por modelos icônicos da Ferrari e da Maserati, a italiana Pininfarina levou ao mercado imobiliário de alto padrão os princípios que a consagraram no automobilismo: linhas fluidas, precisão técnica e identidade autoral. Nas Américas, a marca lidera o segmento de branded residences, segundo relatório da Savills de 2025, e está presente no Brasil desde 2014, onde acumula mais de 40 projetos.

Continua depois da publicidade

A GT Home, em Santa Catarina, foi a primeira empresa no Brasil a confirmar o acordo com o estúdio global e uma das pioneiras a lançar um residencial de grande porte com a assinatura do escritório italiano no país, o Yachthouse, em Balneário Camboriú. A estratégia de importar a tecnologia da engenharia automotiva — como testes de túnel de vento e aerodinâmica de fluidos — para a construção civil antecipou uma tendência que hoje está presente em grandes cidades brasileiras.

Cinco projetos traduzem a aerodinâmica dos carros para o concreto:

  1. Yachthouse (Balneário Camboriú/SC)
    Um dos marcos que confirmaram a vinda da Pininfarina ao Brasil e sua atuação em arranha-céus. Desenvolvido pela GT Home, o projeto detém o título de um dos residenciais mais altos da América Latina, com 294 metros. A construtora e o estúdio trabalharam em conjunto para desenhar uma base náutica e torres que suportam a pressão do vento nessa altitude, e criaram um ícone de engenharia e um complexo de lazer de 10 mil metros quadrados, com localização privilegiada em um dos bairros que mais valorizam na cidade. O empreendimento também é cobiçado no meio de celebridades, entre elas, o jogador Neymar, que adquiriu uma cobertura quadriplex.
  2. Vitra (Balneário Camboriú/SC)
    Também fruto da aliança de longo prazo com a GT Home, o Vitra é a evolução dessa linguagem. A fachada utiliza vidro e ACM moldados para emular a aerodinâmica de um carro em movimento, e exigiram soluções construtivas inéditas para executar as curvas sem comprometer a planta. A Pininfarina também assina o conceito dos interiores e das áreas comuns, com peças de mobiliário exclusivas.
  3. Atto Design by Pininfarina (Rio de Janeiro/RJ)
    Localizado em frente ao mar, na Barra da Tijuca, o Atto Design by Pininfarina representa a atuação do estúdio em projetos de exclusividade. Com apenas 20 unidades distribuídas em 14 pavimentos, o empreendimento aposta em linhas fluidas e arquitetura escultural, traduzindo para o contexto urbano carioca os princípios do design automotivo que caracterizam a marca. Desenvolvido em parceria com a Origem Incorporadora, o projeto é o primeiro empreendimento residencial do estúdio italiano no Rio de Janeiro.
  4. Epic Jardim Europa by Pininfarina (São Paulo/SP)
    Em implantação no Jardim Europa, com vista para o verde do bairro nobre, o empreendimento é fruto de uma parceria entre J. Safra Properties e Cyrela, e reforça o protagonismo do estúdio italiano em projetos de grande escala. O Epic será o residencial mais alto da capital paulista, com 210 metros de altura. O edifício terá apartamentos e penthouses com quatro suítes e metragens de até 637 metros quadrados, além de amplas áreas de lazer e wellness, inclusive com um pavimento “flutuante”.
  5. Quadra Legacy & Quadra Authentic Design by Pininfarina (Belém/PA)
    Os projetos Quadra Legacy e Quadra Authentic marcam a estreia da Pininfarina na região Norte e posicionam Belém no mapa internacional da arquitetura de marca. Com propostas contemporâneas e que dialogam com o contexto amazônico, os empreendimentos se destacam pelo uso de fachadas esculturais inspiradas nas linhas da Ferrari Testarossa, pela organização dos edifícios em pavimentos temáticos e por soluções que priorizam conforto ambiental, tecnologia e experiência de uso.

Veja fotos

Continua depois da publicidade