nsc
    dc

    Prefeitura de Florianópolis apresenta

    Prefeitura de Florianópolis testa 12 mil cidadãos que atuam no setores público e produtivo do município  

    Dos 1.736 testes feitos em colaboradores da área de saúde municipal, oito foram positivos para Covid-19 

    20/07/2020 - 16h17 - Atualizada em: 23/07/2020 - 11h02

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
     Cristiano Andujar/PMF
    (Foto: )

    A Prefeitura Municipal de Florianópolis está realizando testes para Covid-19 em cerca de 12 mil cidadãos que atuam nos setores público e produtivo do município. No dia 10 de julho, iniciou-se a testagem dos colaboradores que atuam no setor público, que se manteve até a última sexta-feira (17).

    A Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Florianópolis explica que, como o número de testes é limitado, priorizou-se os serviços essenciais da Prefeitura como Saúde, Comcap, Segurança Pública e Assistência Social. A iniciativa surgiu da necessidade de prover mais segurança aos colaboradores que estão atuando na linha de frente dos serviços essenciais da prefeitura.

    Os testes aplicados são do tipo RT PCR, que identifica o material genético da Covid-19. Segundo Filipe Perini, médico infectologista e membro do Gabinete de Gestão de Crise da Prefeitura Municipal de Florianópolis, o resultado que identificou 8 pessoas positivas para Covid-19, entre os 1.736 testes feitos nos que atuam na saúde municipal, foi satisfatório.

    — Isso mostra que o uso correto dos equipamentos de proteção individual pelos profissionais e a política paralela que a gente tem de afastamento nos primeiros sintomas para evitar surtos está acontecendo de forma adequada — explica o médico.

    A partir desta segunda-feira (20), começa a testagem para Coronavírus em 6.576 mil trabalhadores do setor produtivo. A testagem, que será feita em profissionais de educação física das academias e do comércio, acontecerá no Mercado Público da Capital e seguirá um cronograma semanal, que vai até o dia primeiro de agosto. Todos os trabalhadores que testarem positivo serão afastados do trabalho.

     Prefeitura de Florianópolis testa cerca de 12 mil cidadãos que atuam no setores público e produtivo do município
    (Foto: )

    Testes foram doados pelo Movimento Floripa Sustentável

    O fornecimento foi feito pela empresa de biotecnologia Neoprospecta e sua spin-off BiomeHub, a partir de doações feitas pelo Movimento Floripa Sustentável, por meio do Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (Fera-SC), e pela Vale S/A.

    A coordenadora do Movimento Floripa Sustentável, Zena Becker, destaca que o objetivo da doação dos testes é garantir atendimento precoce e adequado para os profissionais que estão mais expostos à doença.

    — No momento que você afasta as pessoas que são testadas como positivo, você deixa de contaminar as outras e já pode garantir um tratamento adequado — ressalta Zena.

    A coordenadora do Floripa Sustentável também explica que é importante que a testagem também seja feita entre as pessoas que atuam no setor produtivo para garantir a continuidade dos trabalhos durante a pandemia.

    — O Floripa Sustentável entende que é muito importante a saúde das pessoas, mas que é importante também a saúde das empresas. A economia precisa andar junto porque não adianta uma pessoa saudável dentro de casa sem emprego, pois ela também vai ficar doente. Então, a nossa ideia é trabalhar os dois lados — afirma.

    A ação visa trazer mais segurança aos servidores públicos e empreendedores. Quanto mais testes forem realizados, mais será possível identificar os casos com antecedência e impedir a contaminação de outras pessoas.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas