Com o título praticamente definido a principal disputa na reta final da Premier League é pelas outras vagas para a próxima Champions League. O líder Liverpool abriu contagem regressiva e pode ser campeão se vencer na próxima rodada, em caso de derrota do Arsenal. Faltando seis jogos para o fim do campeonato, os Reds abriram 13 pontos de vantagem para o vice-líder.

Continua depois da publicidade

Confira a tabela da Liga dos Campeões da Europa

Se a briga pela taça não promete emoção até as últimas rodadas, a disputa pelas vagas para a Liga dos Campeões pode prender a atenção dos fãs do Campeonato Inglês. Na próxima edição da principal competição europeia, a Inglaterra terá 5 representantes. A vaga extra foi conquistada com a vitória do Arsenal sobre o Real Madrid, no jogo de ida das quartas de final da Champions League, pelo critério de desempenho coletivo das equipes de cada país na temporada europeia.

Fotos: veja imagens do Camp Nou em obras

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Continua depois da publicidade

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

A vaga extra é bem-vinda já que clubes até a 10ª posição na tabela da Premier League ainda mantêm chances matemáticas de top-5. Com 76 pontos, o Liverpool já garantiu a vaga. O vice-líder Arsenal, que segue vivíssimo nas quartas de final da Liga dos Campeões deste ano, abriu 9 pontos de vantagem para o 6º colocado.

Outros cinco clubes disputam ponto a ponto a melhor colocação na tabela. O Nottingham Forest é o terceiro colocado, com 57 pontos. Apenas três de vantagem para o 7ª colocado, o Aston Villa. Newcastle (56), Manchester City (55) e Chelsea (54) também estão no meio da briga.

Quem está na briga pela Champions League na Premier League

Uma das sensações da temporada, o Nottingham Forest terá pela frente uma sequência de jogos contra times que não brigam por algo a mais na temporada, incluindo o já rebaixado Leicester City. Contudo, na última rodada, o time comandado pelo português Nuno Espírito Santo tem um confronto direto com o Chelsea.

O time de Londres tem uma jornada mais difícil na reta final de campeonato, com jogos contra Liverpool, Manchester United, Newcastle e Nottingham Forest. Apesar de começar bem, o Chelsea não conseguiu manter a boa fase ao longo da Premier League e chega na reta final com apenas 5 vitórias nos últimos 16 jogos.

Continua depois da publicidade

Ainda festejando o título da Copa da Liga Inglesa, o Newcastle vive o embalo de uma temporada dos sonhos. Venceu as últimas quatro partidas e pode chegar a 3ª colocação, caso vença o Crystal Palace, em jogo atrasado.

Apesar de uma temporada abaixo do esperado, o atual campeão Manchester City segue vivo na briga por uma vaga da Champions League e pode aproveitar o calendário mais tranquilo para alcançar o objetivo. O time de Pep Guardiola tem a sequência menos difícil nas últimas rodadas, já que vai enfrentar times sem pretensões no campeonato. O único confronto direto será contra o Aston Villa.

Por outro lado, o time de Birmingham vai precisar aproveitar os confrontos diretos se quiser ficar com a vaga. Além de City, o Villa também vai enfrentar o Newcastle e vai precisar somar o máximo de pontos numa reta final quase perfeita para alcançar e se manter entre os cinco primeiros.

Com chances matemáticas, o Bournemouth, Fulham e Brighton ainda sonham, mas precisam de uma sequência perfeita e uma combinação muito difícil de tropeços de adversários diretos para chegar a zona de classificação.

Continua depois da publicidade

Com tanto em jogo, as últimas seis rodadas da Premier League ainda prometem uma dose de emoção aos torcedores. Pode não ser tão empolgante quando a briga por um título, mas ninguém quer ficar de fora da maior competição europeia.