O Presídio Regional de Joinville ganhou 120 novas vagas para detentos nesta segunda-feira (6), mas segue com superlotação. Isso porque há 1,1 mil presos para 650 vagas, de acordo com a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP).

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O diretor do presídio, Wellinton dos Santos Lima, destaca que todas as vagas já foram ocupadas por internos da unidade. Segundo ele, será possivel melhorar a segurança e o atendimento das necessidades dos detentos.

De acordo com o secretário adjunto da SAP, Valdecir Souza dos Santos, a previsão é de que nos próximos 90 dias, outras 250 vagas sejam abertas com a conclusão de mais dois novos prédios.

– Nossa meta é elevar a capacidade para 900 vagas, melhorando os níveis de ocupação da unidade – afirma.

Continua depois da publicidade

Para a movimentação dos internos, a Superintendência de Segurança e Operações (Seop) contou com o apoio dos policiais penais do plantão, Grupo Tático de Intervenção (GTI) e Superintendência da Regional Norte.

Juiz destaca reposição das vagas

O juiz João Marcos Buch participou do ato de ativação das novas vagas e afirma que elas são de reposição para outras que já existiam, mas os pavilhões foram demolidos por “condições de vida absolutamente inadequedas”.

– Ainda assim, essas vagas são muito bem-vindas. É muito importante para quem está preso ter uma condição menos grave e poder ter uma cama para dormir – explica.

Ele ainda reforça que o governo do Estado está em fase de conclusão de novos pavilhões, mas ressalta que o Brasil encarcera muitas pessoas e nunca deu conta de adequar o número de vagas ao total de detentos.

Continua depois da publicidade

– A cada dia a população carcerária tem aumentado e o estado brasileiro não vai conseguir suprir toda a demanda. Precisamos olhar para as alternativas penais de forma a desencarcerar – defende.

Leia também:

Armamento pesado, colete e disfarce: como agiu grupo que invadiu empresa em Joinville

Grupo armado invade empresa, rende seguranças e rouba carga de R$ 3 milhões em Joinville

Motorista causa acidente, recebe ajuda em fuga e acaba preso por embriaguez em Joinville

Destaques do NSC Total