Apesar do dia ter começado ensolarado nesta sexta-feira (6), a previsão promete uma reviravolta no tempo. Chuva intensa deve cair sobre Joinville ainda durante a sexta-feira, se mantendo até a segunda-feira (9). Com isso, a Defesa Civil da cidade emitiu um alerta de risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos em toda a região.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Em Joinville, algumas projeções apontam chuva acima dos 150 mm entre sexta-feira e segunda-feira. Com a vinda do temporal, as temperaturas também devem cair, aponta a Epagri/Ciram. Para a cidade mais populosa de Santa Catarina, o sábado (7) deve registrar de 19 a 23ºC. Já no domingo (8), de 17 a 19ºC.
VÍDEO: Como é a construção da ponte de quase R$ 400 milhões no PR; obras chegam a 32%
Além de Joinville, outras cidades da região também devem ser atingidas. A Defesa Civil catarinense destacou que o Litoral Norte e Planalto Norte também merecem atenção. Com acumulados significativos para o período, com tendência dos rios atingirem níveis de alerta, com risco moderado para inundação na região. Ainda, devido a resposta hídrica mais lenta na região do Planalto Norte, há tendência dos rios seguirem em elevação ao longo da próxima semana, com risco de inundação para os rios na divisa com o Paraná.
Continua depois da publicidade
Para receber mensagens da Defesa Civil em tempo real no celular, basta enviar o CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto (SMS). O serviço é gratuito e administrado pela Defesa Civil estadual.
Veja fotos de alagamento que atingiu Joinville em fevereiro deste ano
Recomendações
A recomendação da Defesa Civil de Joinville é que, em caso de ventos fortes, as pessoas busquem um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
Em local abrigado, deve-se manter distância das janelas. Aparelhos eletrônicos devem ser desligados. Outra orientação é jamais atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos, ficar atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes. Redobre cuidados próximo a áreas de encostas.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.
Leia também
Justiça derruba lei polêmica de Joinville sobre “displays” de radares
R$ 50 para subir o Mirante? Cobrança abusiva no morro de Joinville é alvo de denúncia
Caminhão com 28 toneladas de frango perde os freios na BR-376 e se salva em área de escape