Após oito anos sem registrar o procedimento, o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), em Criciúma, realizou uma nova doação de órgãos. A captação ocorreu em 10 de junho com a autorização da família de um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica.

Continua depois da publicidade

O processo teve início após a confirmação da morte encefálica da criança, seguindo todos os critérios clínicos e legais estabelecidos pelos protocolos nacionais. A partir da autorização familiar, a Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes) e a Equipe Hospitalar de Doação para Transplantes (e-DOT) do HMISC deram continuidade aos procedimentos necessários.

Durante a avaliação, os órgãos passaram por análise de compatibilidade e um deles foi considerado apto para transplante. A captação mobilizou profissionais de diferentes áreas do hospital, além das equipes da SC Transplantes e da instituição responsável pelo transplante no estado de destino.

Oito anos sem nova doação de órgãos

Segundo o HMISC, a última doação de órgãos realizada na unidade havia ocorrido em 2018. O novo procedimento representa um marco para o hospital e reforça a importância da conscientização sobre a doação de órgãos.

“Mesmo diante de uma perda irreparável, é possível gerar esperança e oferecer uma nova oportunidade de vida para outras pessoas. Conversar sobre a doação de órgãos em família é fundamental, pois é esse diálogo que permite que a vontade do doador seja conhecida e respeitada. Falar sobre doação é falar sobre vida”, destaca a enfermeira Sabrina Biazetto Ramos, integrante da e-DOT do HMISC.

Continua depois da publicidade

Além do aspecto técnico, a doação simbolizou um gesto de solidariedade em meio ao luto, permitindo que outra pessoa tivesse acesso a um transplante. Para o hospital, o procedimento também evidencia o fortalecimento da cultura da doação de órgãos e o trabalho integrado das equipes envolvidas em todas as etapas do processo.

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, administrada pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo.