nsc
dc

Epidemia

Primeiro caso do coronavírus no Sul do Brasil é confirmado

Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou que um morador da região metropolitana de Porto Alegre está com a doença

10/03/2020 - 11h40 - Atualizada em: 12/03/2020 - 11h46

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Coronavírus
Brasil investiga atualmente mais de 900 casos suspeitos
(Foto: )

O primeiro caso do novo coronavírus no Sul do Brasil foi confirmado nesta terça-feira (10) de manhã. Trata-se de um morador da cidade de Campo Bom, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde do RS em coletiva com o governador Eduardo Leite.

O caso ainda não foi contabilizado no panorama nacional do coronavírus feito pelo Ministério da Saúde, mas pode ser confirmado ainda nesta terça-feira como o 26º caso da doença Covid-19 em território brasileiro.

Segundo as informações divulgadas pelo G1, o homem tem 60 anos e apresentou sintomas no dia 29 de fevereiro, após viagem à Milão, na Itália, entre os dia 16 e 23 de fevereiro. Ele apresentou sintomas leves e foi até uma unidade de saúde usando máscara. Nenhum familiar apresentou sintomas, segundo o governo do RS.

O exame confirmando o coronavírus ficou pronto nesta segunda-feira (9) depois de outras doenças serem descartadas. O homem está em isolamento em casa.

Conforme os dados mais recentes do Ministério da Saúde, atualizados no fim da tarde desta segunda-feira (9), o Brasil tem 930 casos suspeitos do novo coronavírus, sendo que outros 685 já foram descartados.

Antes da confirmação no Rio Grande do Sul, o governo contabilizava casos confirmados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal. Somente na Bahia e em São Paulo existem casos de transmissão local, nos outros locais todos os pacientes contraíram a doença em viagem ao exterior.

Colunistas