Passageiros de cruzeiros em Balneário Camboriú já podem aprontar as malas, a cidade deve receber pela primeira vez, um embarque de cruzeiristas no dia 26 de janeiro de 2026. O MSC Preziosa abre a modalidade de embarque e desembarque na cidade e deve chegar por volta de 9h da manhã, com origem de Santos, São Paulo, e seguirá viagem às 18h rumo a Punta del Este, Uruguai.

O MSC Preziosa comporta até 4.345 hóspedes, em 1.751 suítes e cabines. Para o embarque em Balneário Camboriú, a previsão é que sejam utilizadas 100 cabines do total. De acordo com o Atracadouro Barra Sul, responsável pelas operações em Balneário Camboriú, são estimadas entre 250 a 300 pessoas para o embarque.

Durante a estadia do navio na cidade, os passageiros que já estão a bordo podem aproveitar o dia para aproveitar o município. Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), é estimado que cada passageiro gaste aproximadamente R$ 920 em cidades de embarque e desembarque, e R$ 710 quando o destino é apenas de escala.

Para o Secretário de Turismo, Evandro Neiva, a novidade deve impulsionar o turismo cada vez mais, e colocar a cidade como um destino recorrente na rota de cruzeiros marítimos.

— Balneário Camboriú vem se consolidando nas rotas de cruzeiros marítimos nos últimos anos, já sendo considerado em várias pesquisas como a melhor rota na modalidade de trânsito. A partir de janeiro, será possível começar e finalizar a viagem na cidade, colocando Balneário Camboriú como um dos poucos destinos que oferecem essa opção no país.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do MSC Preziosa, que atracará em Balneário Camboriú

Ao longo de toda a temporada de cruzeiros, que iniciou em 13 de novembro de 2025 e segue até 2 de abril de 2026, Balneário Camboriú espera movimentar cerca de 160 mil passageiros. Ao todo, serão 47 escalas de navios com destinos no Brasil e países da América do Sul.

Para receber os viajantes, a cidade conta com uma estrutura alfandegária desenvolvida pelo Atracadouro Barra Sul, que funciona como ponte de embarque e desembarque, onde atuam autoridades federais de fiscalização e controle aduaneiro. Cada setor conta com áreas separadas, sistema de escaneamento de bagagens e controle integrado de segurança e saúde.

A expectativa para o início dos embarques é positiva. O secretário de Turismo, Evandro Neiva, destaca as qualidades da cidade e afirma que os viajantes saem satisfeitos com a experiência:

— Os passageiros saem daqui com um nível de satisfação altíssimo. Tem muita atividade de lazer, entretenimento, gastronomia e comércio. É uma cidade onde ele pode caminhar, ele (o turista) desce exatamente na praia e isso facilita muito e torna o destino muito agradável então, sem dúvida nenhuma a atividade vem crescendo bastante. Estamos muito felizes, dando suporte e promovendo esse grande destino que é Balneário Camboriú, a capital catarinense do turismo.

Continua depois da publicidade