O jovem Nathan Filgueiras, de 20 anos, acaba de conquistar o posto de Mestre Internacional do Xadrez. O título é o segundo maior concedido a um enxadrista. Ele é considerado um prodígio e entra para a história como o primeiro blumenauense a ter a titulação homologada pela International Chess Federation, entidade máxima da modalidade no mundo. 

Continua depois da publicidade

​Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp

A paixão pelo xadrez começou quando ele tinha apenas cinco anos e aprendeu a jogar com o pai, um grande incentivador. Mais tarde, na escola, a atividade se tornou parte do cotidiano. Tímido, Nathan conta que o desempenho na primeira disputa, durante os Jogos da Primavera, não chegou ao pódio. Mas no ano seguinte, já com treinos diários, conquistou medalha bronze em uma competição nacional.

Dali em diante o garoto não parou mais.

(Foto: Arquivo pessoal)

Além atender aos critérios para se tornar Mestre Internacional, o jogador conquistou outra premiação importante. Ele recebeu da Confederação Brasileira de Desportos Universitários o troféu de melhor atleta de Xadrez do Brasil na temporada 2022. A cerimônia de premiação ocorreu na semana passadam no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

Continua depois da publicidade

Atualmente, o jovem se divide entre a faculdade de Design Gráfico, as aulas particulares de Xadrez e aos treinos. Mesmo na rotina agitada, conseguiu fechar 2022 o título de campeão brasileiro e pan-americano universitário. Alcançou ainda o segundo lugar Campeonato Sul-Americano Sub 20. Foi graças a pontuação obtida com essa colocação que alcançou título de Mestre Internacional.

— Depois de um início muito ruim no torneio, consegui me recuperar e terminar em segundo lugar, empatado em pontos com o primeiro que me rendeu o título. Sem palavras para descrever essa conquista que venho buscando durante todo o ano, só quero agradecer a todos que vem me apoiando e torcendo, e também aos que me ajudaram a participar desse torneio — comemorou.

Leia mais

“Era o sonho dele”, diz viúva do ex-técnico Carlos Henrique sobre o acesso do Bluvolei

História de amor de casal do Alto Vale vira música e emociona no Fantástico

Destaques do NSC Total