nsc
santa

Arte

Professora de pintura dá vida a pontos de ônibus e leva arte às ruas em SC

Projeto Pontos de Encontros é uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Taió e foi abraçado pela artista Sandra Nazário

28/05/2021 - 14h32

Compartilhe

Talita
Por Talita Catie
Nove pontos de ônibus serão revitalizados através da iniciativa
Nove pontos de ônibus serão revitalizados através da iniciativa
(Foto: )

Os pontos de ônibus de Taió, cidade do Alto Vale do Itajaí, estão ganhando vida nas mãos de uma professora de pintura da cidade. Nas últimas semanas, Sandra Nazário se revezou entre as aulas na Casa da Cultura, órgão ligado à prefeitura, e o trabalho de revitalização de espaços públicos.

A artista tirou o cinza carrancudo do cimento e transportou os passageiros para “dentro de casa”. A primeira obra está estampada no ponto de ônibus em frente à rodoviária de Taió. O trabalho exigiu aproximadamente 15 horas de dedicação e foi concluído na tarde desta quinta-feira (27). 

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

Agora o espaço remete à sala da vovó, com as clássicas toalhas de crochê, quadros, sofá, luminárias e cortinas estampadas no concreto. As cores leves, por sua vez, remetem à tranquilidade em tempos difíceis, aponta a artista.

— O que mais me deixou com vontade de fazer o projeto foi poder levar a arte para a rua. As pessoas, às vezes, não têm o privilégio de frequentar uma exposição, um museu de arte. Tanto que os três quadros que estão “pendurados na parede” são réplicas de quadros meus, de uma série de gatos que fiz em 2009. Então eu estou levando essa obra para o povo — ressalta Sandra.

A professora conta que a iniciativa faz parte do projeto Pontos de Encontros, idealizado pela diretora da Secretaria de Turismo e Planejamento, Janine Berri, que queria embelezar a cidade. Como foi aluna de Sandra, decidiu convidar a ex-professora para levar arte às ruas.

A cidade tem outras oito estruturas iguais a que fica em frente à rodoviária. Cada uma delas ganhará um desenho diferente, mas a temática “casa” deve se manter. O primeiro ponto fez sucesso com os moradores de Taió, que agora, além de um espaço mais acolhedor, também encontraram um local para fazer fotos.

Sandra Nazário é a artista responsável pela revitalização do ponto de ônibus
Sandra Nazário é a artista responsável pela revitalização do ponto de ônibus
(Foto: )

Colunistas