“Como meu corpo faz e expressa os movimentos?”. O questionamento norteia o projeto da professora de artes Iná Grabin, vencedora do 25º Prêmio Arte na Escola Cidadã na categoria “Educação Infantil”, o maior prêmio de arte-educação do Brasil. A educadora leciona na Escola Casa Vento, em Garopaba, no Sul de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A criatividade dos pequenos ao brincarem de faz-de-conta inspirou a pesquisa. A partir disso, o projeto buscou promover momentos de exploração corporal, fazendo com que eles aprendessem sobre o próprio corpo e explicassem os movimentos aos colegas.
— As crianças foram incentivadas a explicar, desenhar e explorar os movimentos. Também foram explorados espaços externos, como a praia, onde fomos brincar de dançar com panos e explorar movimentos mais amplos — explica a professora.
Casal de SC retorna à escola onde se conheceu para ensaio fotográfico de casamento
Continua depois da publicidade
Segundo Iná, o projeto teve início com vivências na sala com panos, trilha sonora diversa, luzes coloridas e sombra. O material produzido e os registros foram analisados e selecionados para compor o projeto, que fez parte da Mostra Cultural da escola em 2023.
Neste ano, o Prêmio Arte na Escola Cidadã recebeu mais de 500 trabalhos, desenvolvidos entre 2022 e 2023, que envolvem linguagens artísticas, como música, teatro, artes visuais e dança. Os educadores vencedores recebem R$ 10 mil.
Veja fotos do projeto
Leia também
FOTOS: Curiosidades sobre Garopaba, a capital catarinense do surfe
Destinos e atrações “escondidas” para conhecer no Sul de SC