nsc
santa

VACINA DA COVID-19

Profissional é afastada por aplicar vacina contra Covid em Camboriú de forma errada, diz prefeitura

De acordo com prefeitura, a mulher que apliou a dose ainda não é formada

06/04/2021 - 17h56

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
Profissional é afastada por aplicar vacina contra Covid em Camboriú de forma errada, diz prefeitura
Profissional é afastada por aplicar vacina contra Covid em Camboriú de forma errada, diz prefeitura
(Foto: )

Uma profissional da saúde foi afastada porque, segundo a prefeitura de Camboriú, teria aplicado vacina contra Covid-19 de forma incorreta em uma idosa em um drive-thru montado na Policlínica local. O fato ocorreu nesta segunda-feira (5), feriado municipal, e foi filmado pelo neto da mulher de 90 anos que receberia o imunizante.

> Receba todas as notícias de Camboriú e região no seu WhatsApp. Clique aqui.

De acordo com a prefeitura, o caso não será investigado pela polícia, pois já teria sido comprovado como "equívoco". Em nota, o município lamentou o ocorrido, que disse ser "inadmissível".

No vídeo, é possível ver que a vacinadora se posiciona para aparecer aplicando a dose. Da primeira vez que ela injeta a agulha na pele da idosa, não pressiona a seringa para que o imunizante entre no organismo. Ela percebe o erro e faz aplicação novamente, desta vez, aplicando a dose e mostrando a seringa vazia para a câmera.

De acordo com prefeitura, a mulher que apliou a dose ainda não é formada. Ela estava atuando como estagiária de Técnica em Enfermagem e tinha formatura prevista para maio deste ano. Ainda segundo a prefeitura, é permitido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) utilizar estagiários na vacinação.

Nesta segunda-feira, cerca de 450 pessoas foram vacinadas em Camboriú. O caso está com a assessoria jurídica e também na área de recursos humanos da Secretaria da Saúde do município.

Confira a nota divulgada pela prefeitura

"A Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, vem a público esclarecer sobre o fato ocorrido durante a vacinação contra o Covid-19 em um drive-thru montado na Policlínica, envolvendo uma profissional da saúde e que está circulando nas redes sociais.

Primeiramente se faz necessário enfatizar que a Saúde de Camboriú atua com muita responsabilidade e preza por total transparência em todas suas ações. Todos os profissionais são treinados e supervisionados. Neste ato específico de vacinação contra o Covid-19 é seguido sempre o protocolo que prevê que o profissional mostre a seringa antes e após a aplicação da dose da vacina, assim como pôde-se observar a própria profissional fazendo no vídeo. Assim que ela percebeu o erro aplicou a dose.

No entanto, tal equívoco é inadmissível, por isso, a Secretaria lamenta o ocorrido e informa que todos os procedimentos legais cabíveis foram tomados e a profissional em questão foi afastada das atividades até que seja totalmente apurados os fatos.

As equipes de vacinação estão trabalhando incansavelmente para manter todas as etapas de imunização e conseguir atender a grande demanda, tanto que Camboriú conseguiu avançar bem nas etapas e hoje estão sendo imunizados idosos com mais de 65 anos."

Colunistas