nsc
    hora_de_sc

    No YouTube

    Projeto Sexta Jazz retorna em formato online e homenageia John Scofield

    Projeto musical terá cinco edições gratuitas entre 6 de novembro e 11 de dezembro

    04/11/2020 - 10h44

    Compartilhe

    Marina
    Por Marina Martini Lopes
    Desde 2014, o Sexta Jazz apresenta o virtuosismo dos músicos de Santa Catarina em homenagens aos maiores nomes do jazz mundial
    Desde 2014, o Sexta Jazz apresenta o virtuosismo dos músicos de Santa Catarina em homenagens aos maiores nomes do jazz mundial
    (Foto: )

    Em 2020, o Sexta Jazz terá uma temporada de shows em live streaming: entre novembro e dezembro, serão cinco edições gratuitas, transmitidas por meio do canal da Aliança Francesa de Florianópolis no YouTube. A estreia da temporada deste ano acontece no dia 6 de novembro, com o especial John Scofield: A Go Go.

    Um trio formado por Tiê Pereira (baixo), Mauro Borghezan (bateria) e Fábio Carlesso (guitarra) vai apresentar as principais faixas do álbum A Go Go: lançado em 1998, o disco é um exemplo da versatilidade de John Scofield, guitarrista norte-americano de 68 anos. Foi gravado com o trio Medeski, Martin e Wood e é considerado um dos melhores da carreira do músico.

    - A gente pesquisa muito, nos desafiamos e procuramos apresentar temas e músicos diferentes em cada edição - diz Tiê Pereira, um dos curadores musicais do projeto. - Scofield é um grande guitarrista de jazz, foi um dos primeiros a unir o funk ao jazz. Nesse álbum, aparece bem a influência da música negra, do funk, do improviso jazzístico, com seção rítmica influenciada por James Brown. É um disco que escutamos e tocamos muito.

    Scofield começou a ter projeção na carreira depois de tocar na banda de Miles Davis (1926-1991) nos anos 1990. É reconhecido por ser liberto de apegos à tradição jazzística.

    - Ele sempre buscou jogar no som, de forma muito nítida, suas influências - explica Tiê. - Tem bastante country, blues e até coisas relativamente mais recentes, como música eletrônica e drum 'n bass. Pela própria maneira de tocar, Scofield influenciou muitos guitarristas. E ele continua lançando discos bem diversos; recentemente gravou um álbum com referências à música gospel.

    > Disney+ no Brasil: os combos e descontos anunciados até agora

    Desde 2014, o Sexta Jazz apresenta o virtuosismo dos músicos de Santa Catarina em homenagens aos maiores nomes do jazz mundial. Desde a estreia, em foram realizadas 58 edições do evento em Florianópolis. O projeto já ocupou diferentes palcos: o Centro Cultural Fabiano Silveira, a sala Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC) e, desde 2018, o estacionamento do Shopping Iguatemi.

    Entre os artistas já homenageados no projeto estão Bill Evans, Miles Davis e Ella Fitzgerald; passando por brasileiros como Hermeto Pascoal e Alegre Corrêa, de Santa Catarina; e ainda nomes como Paquito D'Rivera, Erykah Badu, Avishai Cohen e Wes Montgomery.

    As edições de 2020 vão acontecer sempre às sextas-feiras, às 20h, no canal da Aliança Francesa de Florianópolis no YouTube. A próxima será um especial sobre Sonny Rollins e o álbum A Night At The Village Vanguard.

    Live Sexta Jazz AF 2020 | Especial John Scofield: A Go Go

    Sexta-feira, dia 6 de novembro, às 20h

    Canal da Aliança Francesa de Florianópolis no YouTube

    Evento online e gratuito

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas