A magia do futebol faz com que os cenários mudem completamente de uma hora para outra. O Paris Saint-Germain que o diga. Após uma classificação difícil na primeira fase da Champions League, o PSG encorpou e desmontou o favorito Liverpool nesta terça-feira, após a vitória por 1 a 0 e também nos pênaltis. Mais do que isso, o duelo alterou o cenário na briga para o Bola de Ouro da temporada. No caso, Raphinha passa a ser um dos favoritos para se tornar o melhor do mundo na temporada.
Continua depois da publicidade
O egípcio Salah é incontestável e faz provavelmente a sua melhor temporada na carreira na Premier League. No entanto, o atacante foi mal no jogo de ida, em Paris, e não conseguiu fazer a diferença no confronto de volta, em Anfield.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
E Raphinha se mostra decisivo na maior competição do mundo. Artilheiro da Champions, com 11 gols, o atacante do Barcelona se tornou o brasileiro com maior número de bolas na rede em uma única edição da competição. No total, ele soma 27 gols na temporada em 41 jogos (média de 0,66 por jogo).
Continua depois da publicidade
– Raphinha está marcando muitos gols, e fez apenas um de pênalti. Não estou falando que o Kane não deveria estar cobrando pênaltis, Salah está tendo uma temporada na Premier League que não veremos de novo, porque temos recordes sendo batidos. Mas estou dizendo que temos um cara que tem praticamente a mesma quantidade de gols que os dois, e sem pênaltis. Então, temos que falar desse cara – afirmou o ex-atacante francês Henry, em participação ao canal CBS.
Mas claro, tudo dependerá da reta final da Champions League. Se o Barcelona for o campeão, Raphinha deverá ser coroado com a Bola de Ouro.
Agora, outros cenários também são possíveis. O inglês Harry Kane soma 35 gols em 41 jogos na temporada (média de 0,85 por jogo). E o Bayern de Munique está no caminho do Barcelona em uma possível semifinal, se ambos vencerem nas quartas.
Do outro lado da chave, Dembelé cresceu de forma absurda. O francês vive de longe a melhor fase da vida e soma 30 gols em 40 jogos (média de 0,75 por jogo).
Continua depois da publicidade
E tem sempre o Real Madrid com seu ataque galáctico. Mbappé e Vinícius Júnior voltam a entrar na briga se o clube espanhol for campeão. Para isso, precisa passar pelo Atletico, provavelmente pelo Arsenal e possivelmente contra o próprio PSG em uma semifinal.
E o Liverpool sofre as consequências da eliminação. Líder com folga na Premier League e virtual campeão, o time de Arn Slot deixa de brigar pelo principal sonho e deve perder alguns dos seus principais atletas. O próprio Salah pode deixar o clube na janela e o zagueiro Van Dijk disse para a imprensa que pode tomar outro caminho.

*Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Lisboa