O sofrimento emocional é mais comum do que se imagina e muitas pessoas sofrem com isso todos os dias. Quem está passando por essa situação também repete algumas expressões que são sinônimos de desesperança e estresse.

Continua depois da publicidade

Algumas frases como “tudo acontece comigo” ou “não tenho escolha” são sinais de alerta. A depressão e a ansiedade são cada vez mais comuns e é preciso ter atenção.

Palavras podem revelar distorções cognitivas e conforme explica a psicologia abrem portas para problemas piores e mais graves.

Como a linguagem reflete o sofrimento emocional

Segundo especialistas, expressões como “nada nunca dá certo para mim” reforçam um ciclo de negatividade. O psicólogo Martin Seligman associou esse padrão a um “estilo de vida pessimista”, que prejudica a autoestima e favorece a depressão.

Continua depois da publicidade

“Eu sou assim”: a armadilha da mentalidade fixa

Carol Dweck alerta que crer na imutabilidade pessoal é uma forma de renúncia. “Isso associa fracassos a falhas intrínsecas, não a oportunidades de crescimento”, dizem estudos. A longo prazo, essa postura eleva os níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse.

Quando “não consigo” vira uma profecia autodestrutiva

Ni Preston explica que discursos como “não mereço coisas boas” criam estresse autoinduzido. A terapia pode ajudar a substituir essas frases por perspectivas mais realistas e saudáveis, rompendo o ciclo de negatividade.

Você pode gostar de ver também que reclamar demais pode afetar sua saúde mental, alerta especialista.

Continua depois da publicidade