A Liga das Nações de Vôlei (VNL) 2025 vai acontecer entre 4 e 8 de junho, para o time feminino, e 11 a 15 de junho para o masculino. Antes mesmo da chegada da competição alguns jogadores passaram adiante o bastão, especialmente na equipe masculina.

Continua depois da publicidade

Veja também: Fotos do Brasil no vôlei feminino em Paris 2024

O treinador do time masculino, Bernardinho, está em busca de novas referências para o ciclo Olímpico rumo aos Jogos de Los Angeles em 2028. Enquanto isso, Zé Roberto, do feminino, tem o desafio de suprir algumas ausências pontuais desta competição.

Jogadores que não participarão da Liga das Nações de Vôlei 2025

Masculino

Bruno Rezende, mais conhecido como Bruninho, participou de cinco jogos Olímpicos pela seleção masculina de vôlei do Brasil, conquistando duas pratas em Beijing 2008 e Londres 2012, além do ouro na Rio 2016.

Continua depois da publicidade

O ex capitão e levantador considera que sua história na equipe tenha chegado ao fim, mas que não é impossível descartar uma mudança de ideia.

Lucão é um dos grandes parceiros de Bruninho na seleção e também buscou um tempo de descanso, mas o central afirma que caso o treinador Bernardinho precise dele, pode repensar a decisão.

Vôlei: Confira imagens do novo uniforme da Seleção Brasileira

Após as Olimpíadas de Paris 2024, o ponteiro Yoandy Leal fez um pronunciamento, deixando claro que não estaria no futuro da equipe.

— Saio de cabeça erguida porque sei que me entreguei por inteiro. Nesse período com a camisa do Brasil, tivemos títulos, medalhas importantes e vivemos ótimos momentos! Fui muito feliz! Obrigado, seleção brasileira. Boa sorte a todos que vão seguir com essa história linda que tem a seleção brasileira de vôlei. Vou estar sempre torcendo por vocês — disse.

Continua depois da publicidade

O ponteiro Douglas Souza segue sem planos de retomar sua carreira na seleção, além dele o líbero Thales também não aparece na lista de inscritos da VNL e não se pronunciou sobre a continuidade no time.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Dos veteranos, o ponteiro Ricardo Lucarelli é quem segue na equipe. Para a VNL, Bernardinho contará com Fernando Cachopa e deve dar mais chances a Matheus Brasília.

Feminino

A central e bicampeã Olímpica (2008 e 2012), Thaísa, encerrou sua participação na seleção brasileira de vôlei após Paris 2024. Mas, aos 38 anos, a jogadora segue atuando pelo Minas Tênis Clube, que alcançou a semifinal da Superliga.

— Foi uma vida inteira dedicada à seleção e ao vôlei. Vou continuar no clube, mas a seleção para mim é muito desgastante e tem meninas que estão voando. Peguei a Diana pelo braço, por exemplo, e passei o bastão, falei para ela que tem totais condições de firmar posição e levar o time. E é isso, passar, deixar um legado — comentou após Paris 2024.

Continua depois da publicidade

Liga das Nações de Vôlei (VNL) 2025: Confira as datas e seleções

Além da aposentadoria de Thaísa do vôlei, a lista de inscritas para a VNL ficou sem a central Carolana e as líberos Nyeme e Natinha, por pedidos das jogadoras.

Carolana e Natinha decidiram não participar desta competição, mas podem retornar para o Mundial Feminino, que acontece de 22 de agosto a 7 de setembro, na Tailândia. Já Nyeme se tornou mãe depois das Olimpíadas de 2024 e está de licença.

Jogos da Seleção Feminina na VNL

  • Brasil x República Tcheca — quarta-feira, 4 de junho às 17h30
  • Brasil x EUA — quinta-feira, 5 de junho às 21h
  • Brasil x Alemanha— sábado, 7 de junho às 13h30
  • Brasil x Itália — domingo, 8 de junho às 10h

Jogos da Seleção Masculina na VNL

  • Brasil x Irã — quarta-feira, 11 de junho às 17h30
  • Brasil x Cuba — quinta-feira, 12 de junho às 17h30
  • Brasil x Ucrânia — sábado, 14 de junho às 10h
  • Brasil x Eslovênia — domingo, 15 de junho às 10h

Continua depois da publicidade

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro