Atualmente, o Planeta Terra conta com quase 200 países, cada um com suas particularidades, como língua, cultura e diferenças étnicas. Além disso, a variação de tamanho das nações que compõem os nossos continentes é vasta. Tanto que alguns estão divididos em mais de um continente, enquanto outros você pode atravessar a pé.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Por isso, trouxemos nessa matéria os 5 maiores e os 5 menores países do mundo em dimensões territoriais. A extensão territorial é a métrica utilizada para a determinação, de acordo com os dados de 2023

Os 5 maiores países do mundo

Continua depois da publicidade

5º – Brasil

O nosso país é o 5º mais extenso do mundo, com 8.510.417 km², de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A saber, a extensão é tão grande que uma pessoa que mora no extremo norte está mais perto do Canadá que do extremo sul do Brasil. 

4º – China

O quarto país mais extenso do mundo é o único que fica exclusivamente na Ásia. Segundo o IBGE, a China tem 9.610.010 km². Mesmo sendo muito extenso, o país como um todo possui o mesmo fuso.

Continua depois da publicidade

3º – Estados Unidos

O primeiro país da América do Norte da lista é os Estados Unidos. Conforme o IBGE, o território estadunidense tem 9.810.531 km².

A título de curiosidade, o país é tão grande que o fuso da costa oeste está 3 horas atrasado com relação à costa leste.

2º – Canadá 

Assim como os Estados Unidos, o Canadá também se encontra na América do Norte. E, segundo o IBGE, o território tem uma área de 9.984.670 km².

Continua depois da publicidade

Mesmo assim, a densidade populacional do Canadá é muito maior no leste que no restante do país por questões de relevo e clima.

1º – Rússia

A Rússia é, com uma bela margem, o maior país do mundo em termos de território. O IBGE aponta que o país abrange 17.098.250 km², englobando o leste europeu e a ásia.

Além disso, para se ter uma ideia de sua dimensão, a Rússia é tão grande de leste a oeste que tem 11 dos 24 fusos horários do mundo.

Continua depois da publicidade

Os 5 menores países do mundo

5º – San Marino

De acordo com o IBGE, San Marino é o 5º menor país do mundo em território, com uma área de 61 km². A saber, a capital também se chama San Marino e a micronação é cercada pelo território italiano.

4º – Tuvalu

Conforme o IBGE, Tuvalu tem um território de 26 km². O país da Oceania tem 8 ilhas habitadas e é justamente isso que o nome significa na língua local.

Continua depois da publicidade

Não obstante com a classificação, o país ainda pode desaparecer futuramente dependendo do nível dos oceanos com as mudanças climáticas.

3º – Nauru 

Assim como Tuvalu, Nauru também é uma ilha da Oceania. Segundo o IBGE o  país tem 21 km², sendo assim o menor país insular do mundo.

Curiosamente, para quem não sabe, o território não tem fronteiras terrestres, sendo completamente cercado pelo oceano.

Continua depois da publicidade

2º – Mônaco

O segundo menor país do mundo é bastante conhecido. Conforme o IBGE o território tem apenas 2 km² e fica cercado pela França.

Apesar disso, é um lugar muito luxuoso, famoso pelos cassinos, pela monarquia e pela corrida de Fórmula 1 que praticamente atravessa o país.

1º – Vaticano

Por fim, o menor país do mundo é o Vaticano, com 0,44 km² segundo o IBGE. Mesmo minúsculo, o país é de extrema importância política e religiosa.

Continua depois da publicidade

Isso porque ele é o ponto central da Igreja Católica, e o local onde vive o Papa. Por isso, a micronação atrai até 8 milhões de turistas por ano, conforme a Santa Sé.

Leia também

Lista revela os 10 países mais ricos do mundo

Quantos países existem no mundo em 2023?

Destaques do NSC Total