Quando se pensa em deserto, o que se vem à mente é um local quente, seco, vasto e cheio de areia. Contudo, poucas dessas descrições definem exatamente o que é de fato. Isto pois os diferentes ambientes desérticos podem ter características bem diferentes do estereótipo. Por isso, vamos explicar nessa reportagem a definição mais precisa e os tipos de deserto que existem ao redor do mundo.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

O que é um deserto?

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), pode-se chamar de deserto qualquer área com poucas formas de vida existentes. Além disso, aponta que pode-se considerar deserto uma área que é árida e seca, onde chove pouco. No deserto do Atacama, no Chile, por exemplo, chove cerca de 130 mm por ano de forma irregular.

Continua depois da publicidade

Assim, vários locais diferentes são definidos como desertos. Tanto que a Antártida é um dos locais classificados pelo SGB como deserto. Além disso, cerca de um quinto do território da Terra pode ser considerado desértico.

Os tipos de desertos existentes

De modo geral, existem quatro tipos de desertos: Subtropicais, costeiros, congelados e semi-árido. Cada um tem suas características específicas.

Continua depois da publicidade

1 – Subtropical 

Primeiramente, o deserto subtropical é o deserto que está na mente de todos quando se fala no tema. Localizado geograficamente abaixo dos trópicos, as regiões são atingidas por massas de ar quentes e secas. Assim, tornando as temperaturas extremas, muito calor de dia e muito frio a noite pela falta de nuvens. O grande exemplo é o deserto do Saaara na África.

2 – Costeiros

Os desertos costeios, por outro lado, ficam em ambientes onde correntes geladas correm paralelas à costa. Assim, não há a formação de nuvens e nem chuvas muito frequentes. Entretanto, nesse caso há bastante umidade, por conta da neblina e dos orvalhos. O deserto da Namíbia na África é o exemplo mais comum.

3 – Semiárido

O deserto semiárido, também conhecido como deserto de estepe, é um ambiente de transição entre um deserto quente e um ambiente mais úmido. Até por isso, existe mais precipitação nesse tipo de deserto, cerca de 250 mm a 500 mm por ano. Um exemplo de deserto semiárido é a Grande Bacia da América do Norte.

Continua depois da publicidade

4 – Congelados  

Por fim, os desertos congelados são os maiores do mundo. Envolvendo tanto a Antártida quanto o deserto polar ártico. Apesar de ser ambientes com uma vastidão de gelo, a precipitação é baixa. Na Antártida, por exemplo, há cerca de 160 mm de chuva por ano.

Leia também

Conheça a praia mais perigosa do mundo

O que é a chuva com fuligem e os riscos para a sua saúde

Ainda Estou Aqui: tudo sobre o filme aclamado pela crítica

Destaques do NSC Total