Um ciclone, que se forma na região Sudeste do Brasil a partir de sexta-feira (30), favorece a ocorrência de chuvas intensas de até 100 milímetros por dia. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados afetados serão São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

Continua depois da publicidade

O ciclone se forma no litoral dos estados do Sudeste brasileiro e provoca chuvas que podem ultrapassar 100 milímetros nas áreas da Serra da Mantiqueira. No litoral paulista, os volumes podem ultrapassar 60 milímetros.

Ainda na sexta-feira, a atuação do ciclone deve favorecer a ocorrência de tempestades na capital paulista. Há chance de queda de granizo na maioria do estado paulista e em municípios vizinhos de Minas Gerais, especialmente no Triângulo Mineiro.

No sábado (31), as chuvas continuam e se concentram entre o Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro, com acumulados que podem superar os 100 milímetros em 24 horas. Há previsão de tempestade localizada entre o Norte de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul de São Paulo.

O ciclone, segundo a previsão, deve atuar até o início da próxima semana.

Continua depois da publicidade

Quais são as recomendações do Inmet

*Com informações da Agência Brasil.