Maria de Fátima e Raquel na "Vale Tudo" original (Fotos: Reprodução, TV Globo)
O último capítulo da versão original de Vale Tudo foi exibido no dia 6 de janeiro de 1989. Antes disso, na noite de Natal, no dia 24 de dezembro de 1988, foi exibida a cena da morte de Odete Roitman. Tudo isso em uma época em que a TV aberta reinava absoluta na vida das pessoas.
Continua depois da publicidade
Sem TV a cabo, sem streaming e sem as redes sociais, as audiências da televisão naquela época alcançavam um patamar considerado inalcançável nos dias de hoje, em que temos disputa pela atenção das pessoas.
Do dia da morte de Odete Roitman até a revelação de que Leila era a assassina, foram vários capítulos que criara uma tensão, movimentaram o país, com bolões e promoções e muita dúvida. Na sexta-feira, 6 de janeiro de 1989, a Globo atingiu 86 pontos no Ibope (instituto que media audiência na época).
Várias reportagens da época dizem que a emissora teve, no último capítulo de Vale Tudo, quase 100% dos televisores ligados sintonizados na Globo. No entanto, a maior audiência não foi o derradeiro capítulo, mas sim o anterior. O penúltimo capítulo da novela marcou inacreditáveis 89 pontos.
Continua depois da publicidade
A média geral de audiência da versão original da novela é de 61 pontos. Para efeitos de comparação, o recorde do remake de Vale Tudo, em 2025, é de 31 pontos. A última vez que a Globo marcou 40 pontos de audiência com uma novela foi em 2019, com A Dona do Pedaço. O penúltimo capítulo, exibido em 21 de novembro daquele ano, bateu o recorde da novela, com 46 pontos de média.
Compare o elenco de Vale Tudo em 1988 e em 2025
1
Raquel e Maria de Fátima (Fotos: Bazilio Calazans, Memória Globo | Fábio Rocha, Manoella Mello, Globo)