Com o fim do ano e da temporada no futebol brasileiro começa automaticamente a era de negociações, especulações, contratações e venda de jogadores. Seja no mercado interno ou envolvendo outros países este é um momento em que o torcedor renova suas esperança: é hora da famosa janela de transferência.
Continua depois da publicidade
Em geral, a janela de transferência do futebol mundial acontece em dois momentos: no começo e no meio do ano. Janeiro é o período de férias e recomeço da temporada do futebol no Brasil, por exemplo, um dos maiores vendedores de atletas do mercado internacional.
Já o meio do ano é o período entre temporadas nas ligas europeias, as grandes compradoras. Geralmente, nesse período são formado os grandes elencos no Velho Continente, enquanto na janela de janeiro esses clubes se reforçam com boas oportunidades disponíveis de nomes que se destacam.
Quando começa a janela de transferência
Cada liga tem o seu período específico de janela de transferência, mas por uma questão de coerência elas são praticamente simultâneas, com alguns dias de diferença entre a abertura e fechamento de cada uma. Isso inclui o Brasil. Por aqui, o período de negociações envolvendo jogadores de clubes profissionais começa em 5 de janeiro e segue até 3 de março de 2026.
Na Europa, a maioria dos países trabalha com janela aberta entre 1 ou 2 de janeiro até 2 de fevereiro. Por isso, os clubes precisam ficar atentos, pois a negociação de um atleta entre um país com uma janela aberta e outro cujo período já se encerrou corre o risco de não acontecer.
Continua depois da publicidade
Veja as datas nas principais ligas do mundo nesse começo de 2026
- Argentina – 14/1 a 10/3
- Brasil – 5/1 a 3/3
- Alemanha – 1/1 a 2/2
- Inglaterra – 1/1 a 2/2
- França – 1/1 a 2/2
- Itália – 2/1 a 2/2
- Holanda – 2/1 a 2/2
- Portugal – 2/1 a 3/2
- Bélgica – 6/1 a 2/2
- Arábia Saudita – 5/1 a 2/2
O período completo de janela de transferências em todas as federações internacionais está disponível no site da Fifa.
