Aos 13 anos, a jovem Gabrielly Scotton já tem certeza do que quer fazer no futuro: cantar. Moradora de Concórdia, no Meio-Oeste catarinense, ela deu um importante passo na carreira musical ao ser a grande vencedora na categoria infantojuvenil do festival Santa Catarina Canta, que teve a cerimônia final na noite de domingo (9), em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Gabrielly venceu o concurso com a música Negro Gato, de Roberto Carlos. Para a ocasião, escolheu um figurino de gata, com máscara e vestido brilhante, que encantou a audiência.

— Desde pequenininha, eu já gostava de cantar, de assistir desenhos musicais. E isso me levou pro caminho da música.

Para se preparar para o festival, a jovem fez ensaios semanais com seu professor de canto, preparador vocal de vários artistas nacionais, entre eles a dupla Chitãozinho e Xororó. A preparação incluiu também cuidados com a alimentação, fala e qualquer coisa que pudesse atrapalhar o desempenho vocal da jovem.

— Quando canto me sinto muito feliz. Isso é o que eu amo fazer — diz a jovem, que se inspira em Rita Lee, Whitney Houston e Tina Turner.

Continua depois da publicidade

O talento de Gabrielly foi descoberto pelos pais, Anderson e Liana, ao ver que ela gostava de fazer vídeos cantando, quando ainda era uma criança pequena. Aos nove anos, ela começou a fazer aulas de canto. Depois, participou de festivais de música.

— Não temos nada de músicos, estamos aprendendo sobre música agora, com esse talento. Esse presente de Deus na nossa vida. A gente tá acompanhando e vivendo esse sonho junto com ela — emociona-se o pai, Anderson.

Na trajetória, Gabrielly fez amigos na música. Uma delas é Lara Sonza, de 15 anos, moradora de Xaxim, que foi finalista na categoria geral do Santa Catarina Canta.

— Eu e a Gabi a gente é quase da mesma da mesma região, então a gente é muito amiga. A gente se conheceu em outros festivais e é muito legal porque nos bastidores todo mundo torce, canta e conversa. É uma energia muito boa entre os cantores — conta a amiga.

Continua depois da publicidade

Com a vitória no Santa Catarina Canta, Gabrielly irá receber o prêmio de R$ 20 mil e a oportunidade de se apresentar em um concerto da Camerata Florianópolis na temporada 2025/2026. Para a jovem, esse é o primeiro passo para uma carreira na música.

— Na hora eu não acreditei, eu pensei: “ué, tô sonhando!” Agora quero continuar na música, e ano que vem eu vou começar a lançar músicas autorais — diz a jovem, que já compôs algumas canções.

Veja fotos

Sobre o festival

Criado no ano passado, o Santa Catarina Canta chegou à segunda edição neste ano. O festival percorreu 23 cidades catarinenses desde julho, ouviu 460 vozes nas audições regionais até chegar aos 21 finalistas – selecionados entre os 1,3 mil inscritos no concurso. A final contou com artistas das sete regiões do Estado: Norte, Sul, Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Extremo-Oeste, Serra e Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Além de Gabrielly, vencedora da categoria infantojuvenil, o festival premiou Endrios Rodrigues, de 15 anos, na categoria geral.