Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica inicia uma sequência de etapas para garantir a continuidade do comando espiritual da instituição. A principal delas é o Conclave, cerimônia que reúne cardeais do mundo inteiro para eleger o novo pontífice. Mas antes da fumaça branca subir pela chaminé da Capela Sistina, há um caminho litúrgico e administrativo para ser percorrido.

Continua depois da publicidade

Morre papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano, aos 88 anos

“Incansável defensor da paz”: Líderes mundiais lamentam morte de papa Francisco

Sé Vacante: o início do processo

A morte do Papa Francisco abre oficialmente o período chamado Sé Vacante, ou seja, a ausência de um papa no comando da Igreja. Durante esse intervalo, nenhum documento pode ser assinado em nome do pontífice e a gestão da Igreja fica sob responsabilidade do camerlengo, cardeal encarregado de assuntos administrativos até a eleição do sucessor.

Continua depois da publicidade

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Quando começa o Conclave?

Segundo as regras atuais, o Conclave deve começar entre 15 e 20 dias após a morte do papa. Esse intervalo serve para que todos os cardeais com direito a voto, atualmente, aqueles com até 80 anos, possam chegar a Roma. Em 2025, são 136 os cardeais eleitores, de diversas partes do mundo.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Onde acontece o Conclave?

A eleição do novo papa acontece na Capela Sistina, no Vaticano. Antes disso, os cardeais se hospedam na Casa Santa Marta, um edifício dentro da Cidade do Vaticano, onde ficam completamente isolados do mundo exterior, sem acesso a telefones ou internet, para garantir o sigilo absoluto do processo.

Veja fotos do papa Francisco

Continua depois da publicidade

Como funciona a votação?

Cada cardeal vota de forma secreta, escrevendo o nome do escolhido em uma cédula. São necessárias duas votações pela manhã e duas à tarde. O novo papa precisa de dois terços dos votos para ser eleito. Quando um nome é escolhido, o resultado é anunciado ao mundo por meio da tradicional fumaça branca e da frase “Habemus Papam”.

Antes do Conclave: funeral e luto

O Conclave não começa imediatamente porque a Igreja precisa cumprir os “novendiales”, um período de nove dias de missas e orações pelo papa falecido. Só depois dessa etapa é que os cardeais iniciam as reuniões preparatórias para discutir os desafios da Igreja e perfis desejados para o novo líder espiritual.

Eleição pode durar dias

Embora alguns conclaves tenham terminado em apenas um ou dois dias, outros já duraram semanas. O processo é sigiloso e só termina quando há consenso. Após a eleição, o novo papa escolhe seu nome papal e é apresentado ao mundo na sacada central da Basílica de São Pedro.

Continua depois da publicidade

Leia também

Quem assume a sucessão quando o papa Francisco morrer