nsc

Saúde 

Quarentena deu às crianças a melhor qualidade de vida dos últimos 50 anos, diz pediatra 

Doenças respiratórias que costumam atingir os pequenos nesta época não têm sido observadas pelo especialista 

06/05/2020 - 10h33 - Atualizada em: 08/05/2020 - 09h42

Compartilhe

Juliana
Por Juliana Gomes
Crianças têm o melhor dos remédios, a companhia dos pais, diz pediatra
Crianças têm o melhor dos remédios, a companhia dos pais, diz pediatra
(Foto: )

A quarentena, com o isolamento social para evitar o coronavírus, deu às crianças uma qualidade de vida nunca vista nos últimos 50 anos. A afirmação é do pediatra Cecim El Achkar. Os casos de doenças respiratórias caíram drasticamente, segundo o pediatra. Para ele, a companhia dos pais em casa é o melhor remédio para os pequenos.

- Nós praticamente zeramos, não tem crianças com crise da asma. Num dia como hoje, que deu vento sul, chuva, ontem, teríamos na clínica pelo menos umas 20 crianças “chiando”, mas não tem nenhuma. Então, a quarentena, o estar em casa com os pais deu às crianças uma qualidade de vida única, nunca vista nos últimos 50 anos – contou.

Até 3 anos em casa

Apesar da dificuldade das famílias em manter os filhos no isolamento, a saúde física das crianças nunca esteve tão bem.

- Criança em casa até os 3 anos, é a lição que o coronavírus deixa. Elas estão saudáveis, então aquela história de que iriam contaminar os idosos.... com esse modelo de ficar em casa, caiu por terra. A segunda tese de que elas seriam vítimas da doença também não foi verdade. Elas estão felizes em casa, porque o que mais querem é estar com os pais, e não estão se contaminando nas creches, que não é o ambiente ideal, não é a casa delas – explicou.

>Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Conforme Cecim, até agora não há casos confirmados de coronavírus entre crianças em Florianópolis.

- Até o dia 3 de maio, todos os casos internados no Hospital Infantil, são mais de 50, em que foram feitos os exames deram negativo para coronavírus – afirmou.

Embora o uso de máscaras seja uma das formas de proteção contra o covid-19, Cecim explica que as famílias devem observar alguns critérios ao colocar máscaras de pano nas crianças.

- Até dois anos, não precisam usar máscara. A partir desta idade, elas precisam usar, se enquadram como se fossem um adulto. Abaixo de dois anos, elas não têm capacidade de respirar na máscara, vão ficar em pânico, apavoradas – explicou.

Colunistas