Quase uma tonelada de carne foi apreendida em quatro mercados de Garuva, no Norte de Santa Catarina. Segundo informação do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), que coordenou a ação, comer os alimentos poderia causar diversos problemas à saúde dos consumidores, provocando doenças como salmonela, gastroenterite, intoxicação alimentar, toxoplasmose e alterações hormonais.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Ao todo, a ação do MP-SC encontrou 971,5 quilos distribuídos em carnes bovinas, suínas, frango, salsichas e linguiças. Os produtos não tinham as identificações exigidas por lei, além de irregularidades no manejo, congelamento e no armazenamento, por exemplo.

De acordo com o promotor de Justiça Marcelo José Zattar Cota, titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Garuva, os alimentos foram recolhidos pois estavam totalmente irregulares.

— A exemplo de carne congelada, que deveria estar resfriada, o que descaracteriza as propriedades do alimento — explica. 

Continua depois da publicidade

Agora, o MP-SC deve instaurar um inquérito civil para acompanhar a situação dos mercados. Todos devem solicitar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Para os que já haviam formalizado esse termo, será instaurado procedimento para averiguar o descumprimento do acordo, sendo possível a aplicação de multa de R$ 60 para cada quilo de produto apreendido.

A ação contou com o apoio da Vigilância Sanitária do Município de Garuva (Visa), do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), da Polícia Militar Ambiental, da Polícia Militar e de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Leia também

Como porto de SC parou de mandar lixo para aterros e distribui adubos para plantações

Entidade empresarial de Joinville apoia criação de novo ministério anunciado por Lula

FOTOS: Por que prédio histórico de prefeitura de SC está fechado e corre risco de demolição

Destaques do NSC Total