Considerada a maior premiação do cinema mundial, a 98ª edição do Oscar, ou Oscar 2026, será realizada no dia 15 de março, um domingo, às 20h. O país marca presença de forma histórica na disputa, pela primeira vez com cinco indicações e em três categorias inéditas para o país (Melhor Ator, Melhor Direção de Elenco e Melhor Fotografia).
Continua depois da publicidade
O longa O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, recebeu indicações em três categorias de destaque no Oscar 2026: Melhor Filme, Melhor Direção de Elenco e Melhor Filme Internacional. Além disso, Wagner Moura concorre ao prêmio de Melhor Ator por sua atuação na produção.
A cerimônia, assim como a do Oscar 2025, deve contar com transmissão ao vivo pela TV Globo, e o público também poderá acompanhar todos os detalhes pelo NSC Total, que fará uma cobertura completa em tempo real, com notícias, análises e os principais momentos da noite mais aguardada do cinema.
Além da transmissão na TV aberta, o Oscar normalmente é exibido ao vivo pelo canal TNT e no serviço de streaming HBO Max.
Continua depois da publicidade
Indicações do Brasil ao Oscar
Até esta edição, o Brasil já tinha sido indicado a prêmios do Oscar em 21 cerimônias, considerando filmes nacionais e coproduções com outros países. Ao todo, o Brasil soma 27 indicações ao Oscar (contando as de 2026), mas apenas em 2025 ganhou sua primeira estátueta, com Ainda Estou Aqui.
O Oscar foi criado na década de 1920, e a primeira indicação brasileira ocorreu em 1960, com Orfeu Negro.
Na categoria Melhor Filme Internacional, o Brasil agora tem cinco indicações:
- “O Pagador de Promessas”, em 1963;
- “O Quatrilho”, em 1996;
- “O Que É Isso, Companheiro?”, em 1998;
- “Central do Brasil”, em 1999;
- “Ainda Estou Aqui”, em 2025;
- “O agente secreto”, em 2026.
Continua depois da publicidade





