O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou sua aposentadoria antecipada nesta quinta-feira (9). Com a saída do ministro, alguns nomes entram no radar do presidente Lula (PT), responsável pela escolha do substituto. As informações são do O Globo.

Continua depois da publicidade

Entre os possíveis nomes para substituir Barroso, está o advogado-geral da União, Jorge Messias. O magistrado é um dos nomes mais fortes, visto que tem grande confiança do presidente Lula. Messias tem perfil alinhado ao governo e poderia ficar no STF por três décadas.

Outros nomes também estão no radar de Lula, como:

  • Rodrigo Pacheco (PSD-MG) — senador;
  • Bruno Dantas — presidente do Tribunal de Contas da União (TCU);
  • Vinícius Carvalho — ministro da Corregedoria-Geral da União (CGU).

Barroso anuncia aposentadoria antecipada do STF

Luís Roberto Barroso está há mais de 12 anos na corte e disse que a decisão vinha sendo amadurecida desde a saída da presidência. O ministro foi indicado ao STF em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff. A aposentadoria estava prevista para 2033, quando completaria 75 anos. Foi presidente do STF entre 2023 e 2025.

Continua depois da publicidade

— É hora de seguir novos rumos. Não tenho apego ao poder e gostaria de viver a vida que me resta sem as responsabilidades do cargo. Os sacrifícios e os ônus da nossa profissão acabam se transferindo aos familiares e às pessoas queridas — afirmou Barroso.

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco

Leia mais

Ministro Barroso anuncia aposentadoria antecipada do STF: “Hora de seguir novos rumos”