Alexene Farol Follmuth, autora norte-americana que combina emoção, humor e um olhar afiado sobre o universo jovem, é uma das presenças confirmadas na Bienal do Livro Rio 2025. Publicada no Brasil pelo selo Alt da Globo Livros, Alexene Farol Follmuth participará de bate-papos, autógrafos e encontros com fãs durante o evento, que acontece de 13 a 22 de junho no Riocentro.

Continua depois da publicidade

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Com uma escrita envolvente, Alexene cria personagens que enfrentam dilemas reais, equilibrando emoções intensas com reflexões sobre identidade, pertencimento e sonhos. Ela é considerada uma das vozes mais relevantes da nova geração da literatura contemporânea.

Alexene Farol Follmuth reside e trabalha em Los Angeles com seu marido e filho. Ela treina boxe há sete anos e, segundo a sua biografia, aprecia conversas durante o jantar, arte feita por humanos e ceder excessivamente à tentação por doces.

Continua depois da publicidade

Alexene Farol Follmuth também publica com pseudônimo

Além das obras assinadas como “Alexene Farol Follmuth”, publicados pelo selo Alt da Globo Livros, a autora também escreve sob o pseudônimo Olivie Blake. Com este nome, ela assina a trilogia “A sociedade de Atlas”, best-seller do New York Times e do Sunday Times e publicado pela editora Intrínseca no Brasil. Essa dualidade permite que ela transite centre a fantasia e o romance Young Adult (YA) contemporâneo.

Embora muitas de suas obras explorem o fantástico, o paranormal ou o sobrenatural, seus trabalhos frequentemente giram em torno da experiência coletiva, do que significa ser humano (ou não), e das complexidades da vida e do amor.

Segundo ela mesma descreve, sua trajetória na escrita foi algo inesperado. Ela “tropeçou” na carreira de escritora depois de abandonar seu planejamento de longa data no direito. Atualmente, ela se dedica exclusivamente a criação de ficção.

Continua depois da publicidade

Um dos marcos de sua carreira é a trilogia “The Atlas Six”, que foi lançada pela Tor Books em 2022 e se tornou um bestseller do

Participação na Bienal do Livro Rio 2025:

Alexene Farol Follmuth participará de diversos eventos na Bienal do Livro Rio 2025. A programação inclui:

  • Sábado, 14 de junho: Sessão de autógrafos na Praça de autógrafos da Bienal, das 17h às 21h. Serão distribuídas 250 senhas.
  • Domingo, 15 de junho: Bate-papo e autógrafos no Palco Apoteose, às 19h. Serão distribuídas 300 senhas.
  • Terça-feira, 17 de junho: Sessão de autógrafos na Livraria da Travessa de Ipanema, às 19h.

Continua depois da publicidade

Principais obras de Alexene Farol Follmuth/Olivie Blake:

Obras assinadas como Alexene Farol Follmuth:

“A mecânica do amor” é seu romance geek de estreia. O livro celebra a jornada de mulheres na área da ciência e da tecnologia em um enredo envolvente. Conta a história de Bel, uma garota indecisa que descobre seu talento para engenharia no clube de robótica, onde conhece Teo, seu oposto. Entre competições de robôs, provocações e playlists de Taylor Swift, nasce uma química inesperada. O livro foi indicado ao prêmio Goodreads Choice e ocupou a lista dos mais vendidos do estande da Globo Livros na Bienal do Livro do Rio e de São Paulo em 2023 e 2024.

“Noite de cavaleiros” é seu segundo livro no gênero romance YA contemporâneo. A comédia geek jovem adulta tem um apelo especial aos fãs de RPG. A trama acompanha Viola Reyes, frustrada com a rejeição de sua campanha de RPG e a crítica de sua melhor amiga, e cujo arqui-inimigo escolar, Jack Orsino, complica sua vida. Tudo muda quando ambos se conectam anonimamente em um MMORPG, sem saber a identidade um do outro na vida real, desenvolvendo uma conexão inesperada. O livro é descrito como divertido, nerd e emocionante, falando sobre crescer, se aceitar e descobrir o amor. “Noite de cavaleiros” tornou-se best-seller do New York Times e do público indie, foi selecionado para o Clube do Livro Jovem Adulto da Barnes & Noble em junho de 2024 e para o Clube do Livro de Verão de 2024 da atriz Reese Witherspoon. Além disso, será adaptado para um filme da Netflix.

Obras assinadas como Olivie Blake:

Em “A sociedade de Atlas”, seis magos competem por cinco vagas na secreta Sociedade Alexandrina, enfrentando rivalidades e segredos obscuros. Libby e Nico, especialistas em magia física e elemental, lideram um grupo que inclui um empata, uma ilusionista, uma manipuladora da natureza e um mestre do tempo. Best-seller do New York Times, o livro se tornou um fenômeno no TikTok, com mais de 10 milhões de menções na plataforma, e teve os direitos de adaptação adquiridos pela Amazon Studios.

Continua depois da publicidade

“O paradoxo de Atlas” aprofunda os mistérios da Sociedade Alexandrina e as consequências das escolhas dos iniciados. Alianças são testadas, segredos do passado vêm à tona e a luta pelo poder se intensifica. A narrativa explora temas de identidade, destino e a natureza cíclica do tempo, preparando o palco para o confronto final da trilogia.

O livro “O Complexo de Atlas” é o terceiro e último volume da série. Publicado originalmente em inglês como “The Atlas Complex”, ele dá continuidade à história dos seis magos extraordinários que foram selecionados para a Sociedade Alexandrina. Na obra, os mágicos se veem diante de uma pergunta que mudará tudo e todos: que princípios eles estão dispostos a trair e quem estão dispostos a destruir para conquistar um poder sem limites?

Em “Nós Dois Sozinhos no Éter”, o encontro fortuito no Instituto de Arte de Chicago une o antissocial teórico da viagem no tempo Aldo Damiani e a falsificadora de arte Charlotte Regan. Intrigados pelas mentes um do outro, eles planejam seis conversas antes de se separarem. Contudo, a atração intensa entre suas personalidades caóticas desafia suas existências estruturadas e impulsivas. A paixão que nasce é tanto um encaixe perfeito quanto um potencial desastre.

Continua depois da publicidade

Antonietas

Antonietas é um movimento da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.  

Leia também

G.T. Karber, autor de “Murdle”, dá dicas aos leitores brasileiros antes da Bienal do Livro Rio 2025

Atração da Bienal do Livro Rio 2025, Lynn Painter escolhe 1º livro brasileiro para ler; saiba qual

Bienal do Livro Rio 2025: Confira os autores já confirmados